02/06/2026 às 07:37h
Médicos que atuam na Saúde da Mulher na rede pública de Pará de Minas ameaçam reduzir, em quase 50%, o número de atendimentos a partir deste mês de junho. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, Gilberto Denoziro.
Segundo ele, os profissionais estão insatisfeitos com a defasagem do valor pago por consultas na cidade. O próprio secretário admite essa situação, alegando que em outros municípios da região, como Itaúna, por exemplo, o preço por atendimento é maior.
Esse cenário se arrasta há meses e, diante da falta de previsão para o reajuste dos valores a curto prazo, os médicos comunicaram a secretaria sobre a intenção de diminuir a quantidade de consultas a partir deste mês:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Os médicos da saúde da mulher atuam no atendimento especializado oferecido pelo SUS para questões relacionadas à saúde feminina, como: consultas ginecológicas; pré-natal; exames preventivos; acompanhamento da gestação; prevenção e diagnóstico de câncer de mama e colo do útero.
O secretário de saúde disse, ainda, que a defasagem de valores não é exclusiva dos profissionais que atuam na Saúde da Mulher, e explicou que uma revisão contratual com um consórcio que contrata os especialistas está sendo providenciada:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
A previsão é que o novo vínculo, com os valores corrigidos, seja concluído em agosto. Contudo, para resolver a situação dos médicos da Saúde da Mulher, a secretaria aposta em outra estratégia:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
O credenciamento na gestão pública é um modelo de contratação em que a Prefeitura não escolhe um único prestador de serviço, mas abre um edital para que vários profissionais ou empresas interessados possam se habilitar para atender a demanda do município.
Nesse sistema, todos os credenciados que cumprem os requisitos podem ser contratados, e a administração define previamente as regras e os valores pagos por serviço, como consultas ou procedimentos.
Gilberto não confirmou se, mesmo com o credenciamento em curso, os médicos manterão a iniciativa de diminuir os atendimentos a partir de 1º de junho, portanto já na próxima segunda-feira. Porém, ele disse que está em conversas com a classe para evitar a desassistência.
Por JC Notícias
Foto: JC Notícias
13/05/2025 - Apae convida comunidade para mais uma edição do Show de Prêmios
13/05/2025 - Sindicato cobra correção salarial de todos os servidores que ganham menos que o mínimo
12/05/2025 - Manutenção de estradas rurais está no radar da Secretaria de Obras de Pará de Minas
12/05/2025 - Padre comenta a escolha de novo papa e revela olhares da igreja em novo ministério
12/05/2025 - Promoção do Dia Dia das Mães contempla moradora do bairro São Cristóvão
12/05/2025 - Cavalgada vai movimentar a cultura sertaneja em Pará de Minas no próximo sábado
09/05/2025 - Comentário de Hélverte Moreira; Especial Dia das Mães
09/05/2025 - Paraliteratura vai fomentar a cena cultural de Pará de Minas durante o mês de maio
09/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!