Capa da Página Meteorologia alerta para grande onda de calor; em algumas regiões, a temperatura vai chegar aos 45º - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 19º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

29/09/2020 às 08:30h

Meteorologia alerta para grande onda de calor; em algumas regiões, a temperatura vai chegar aos 45º

Facebook

Uma bolha de ar quente está pairando sob o ar de boa parte do Brasil nesta semana e poderá continuar na próxima. O fenômeno climático ocorre sempre no fim do inverno e durante a transição para a primavera e é o responsável pelos picos nas altas temperaturas. Segundo especialistas em meteorologia, em alguns lugares do País, a temperatura vai chegar a casa dos 45º.

Diante da elevação nas temperaturas, a reportagem do Jornal da Cidade entrou em contato com o 5º distrito de Meteorologia, com sede em Belo Horizonte e conversou com a meteorologista, Anete Fernandes.

Em entrevista, via telefone, ela explica como funciona essa bolha de ar e o que ela provoca tanto nas temperaturas, quanto na umidade relativa do ar:

Clique e ouça Anete Fernandes

Anete chama a atenção para a continuidade das altas temperaturas e a possibilidade do aumento de queimadas:

Clique e ouça Anete Fernandes

A meteorologista do 5º distrito do INMET ressalta ainda que essas ondas de calor são comuns e ocorrem de maneira alternada a cada ano:

Clique e ouça Anete Fernande

Por fim, Anete Fernandes comenta que a umidade relativa do ar vai chegar a níveis críticos, portanto, as pessoas devem aumentar a hidratação e evitar horários de maior incidência de sol:

Clique e ouça Anete Fernandes

Em alguns lugares do Brasil, a temperatura vai subir de 15º a 20º em relação a temperatura média registrada nesses locais. Com a incidência maior do sol e as baixas temperaturas, usar protetor solar e utensílios que ajudam a proteger a pele e organismo são altamente recomendados pelas autoridades de saúde.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: