30/06/2026 às 08:32h
Tirar a primeira carteira de motorista em Minas Gerais ganhou uma nova etapa. Desde o último dia 20 de junho, candidatos que iniciarem o processo para obtenção da Permissão para Dirigir, a conhecida PPD, já precisam apresentar resultado negativo em exame toxicológico para conseguir concluir a emissão do documento. A mudança vale para as categorias A (moto), B (carro) e AB (moto e carro).
Apesar de parecer novidade para muita gente, a medida já estava prevista em legislação federal e agora começou efetivamente a ser aplicada nos novos processos abertos no estado, como explica o diretor e proprietário da Autoescola Nacional, Marcos Oliveira:
Clique e ouça Marcos Oliveira
No entanto, diferente do que muitos imaginam, o exame não acontece logo no início do processo. Conforme orientação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), ele deve ser realizado somente após a aprovação no exame prático. Após isso, caso o laudo não exista ou apresente resultado incompatível com as regras, a emissão do documento fica bloqueada até a regularização.
Marcos Oliveira também destaca que o objetivo principal da medida é ampliar a segurança no trânsito e reduzir riscos relacionados à condução sob efeito de substâncias. Ao mesmo tempo, ele reconhece que existe um impacto financeiro para quem já enfrenta os custos tradicionais do processo de habilitação:
Clique e ouça Marcos Oliveira
Vale lembrar que o teste precisa ser feito em laboratório credenciado pela Senatran e possui uma janela mínima de detecção de 90 dias. Além disso, quem iniciou o processo antes da data continua seguindo as regras antigas e não será afetado pela alteração.
A principal orientação caso surjam dúvidas é procurar a auto escola mais próxima e de confiança, para que assim, cada passo possa ser feito com cautela e atenção.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
12/03/2025 - Musicalização: Conheça os benefícios da metodologia no desenvolvimento humano
11/03/2025 - Situação do asfaltamento do trecho entre Carioca e Torneiros
11/03/2025 - Família de criança com surdez pede ajuda para encontrar aparelho de audição perdido
11/03/2025 - Falso site do IPVA: Pará-minense cai em golpe e perde quase R$ 1.500
11/03/2025 - Prepare o bolso: Prefeitura de Pará de Minas começa a enviar guias do IPTU de 2025