30/06/2025 às 08:39h
A Prefeitura de Pará de Minas publicou o Decreto nº 13.993/2025, que estabelece novas diretrizes para a alimentação escolar nas unidades da rede municipal de ensino.
O objetivo do documento é alinhar as práticas nutricionais ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), promover hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes e garantir maior segurança alimentar.
Entre as principais mudanças, o decreto proíbe o consumo de alimentos que até então eram permitidos dentro das escolas, como: sucos industrializados (suco de caixinha), achocolatados e iogurtes e bebidas lácteas açucaradas.
Além desses, qualquer outro produto que faça parte do grupo de alimentos ultraprocessados, segundo Guia Alimentar para a População Brasileira, também passa a ter o consumo restrito dentro das unidades de ensino.
A nutricionista responsável pela alimentação escolar na Secretaria Municipal de Educação, Anna Paula Amorim, dá mais detalhes:
Clique e Ouça Anna Paula Amorim
Pelo decreto anterior, que estava em vigência desde 2012, já era proibido o consumo e venda de uma série de alimentos nas escolas, como: bala, goma de mascar, pirulito, caramelo, refrigerante, salgadinhos industrializados, chocolates, biscoitos recheados com cobertura, tipo wafer, entre outros.
Esses alimentos continuam proibidos pelo novo decreto, exceto durante festividades previstas no calendário escolar, como Festa Junina e Festa da Família.
Outra mudança diz respeito aos alunos de até três anos de idade. Eles não poderão levar alimentos de casa, apenas consumir o que é ofertado nas creches:
Clique e Ouça Anna Paula Amorim
Para esses casos, a alimentação deve ser totalmente fornecida pela escola, exceto em situações justificadas por laudo clínico e aprovadas pela equipe de nutrição.
Para estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais, as novas regras estabelecem que os cardápios poderão ser adaptados mediante laudo clínico.
Ainda de acordo com a responsável pela alimentação escolar, os educadores já estão sendo orientados sobre as mudanças para que compartilhem as novidades com os familiares dos alunos.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
06/01/2025 - Setor Ortopédico do Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza procedimento inédito
06/01/2025 - Demanda por seguro veicular cresce no estado nos últimos anos
06/01/2025 - Compulsividade financeira leva ao endividamento, aponta especialista
06/01/2025 - Chegada das férias liga alerta sobre violência contra crianças e adolescentes
04/01/2025 - Queda de Idosos; Geriatra reforça medidas preventivas para evitar acidentes
03/01/2025 - Síndrome de Burnout; o assunto de hoje tem relação com o ambiente de trabalho
03/01/2025 - Guia turístico destaca ecoturismo como atividade de integração social
03/01/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o primeiro fim de semana de 2025!
03/01/2025 - Moradores aproveitam férias escolares no Bariri e aguardam por melhorias no espaço