Capa da Página Pais de alunos vão à Câmara em busca de apoio para o retorno das aulas presenciais nas escolas de Pará de Minas - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

02/03/2021 às 08:14h

Pais de alunos vão à Câmara em busca de apoio para o retorno das aulas presenciais nas escolas de Pará de Minas

Facebook

Pais de alunos estiveram reunidos com vereadores pará-minenses na tarde dessa segunda-feira (1º), em busca de apoio para o retorno das aulas presenciais nas escolas de Pará de Minas. O encontro que ocorreu no plenarinho do Legislativo contou com a presença de representantes de escolas particulares da cidade.

Durante a reunião eles voltaram a afirmar que defendem a adoção de protocolos de segurança contra a Covid-19, que poderia ter sido criado há mais tempo ou a reabertura imediata das escolas, mesmo que seja em modelo híbrido, em que parte dos estudantes frequenta as aulas e outra segue com as atividades à distância, através de uma escala de rodízio.

Em entrevista ao JC Notícias, Demetrius Bittencourt, morador do bairro São José, que tem duas filhas de 8 anos, explica que a reunião foi importante para mostrar aos vereadores o desejo dos pais de que ocorra a volta as aulas de forma segura e opcional:

Clique e ouça Demetrius Bittencourt

Demetrius Bittencourt acredita que nem todos os estudantes têm oportunidade de assistir aulas virtuais, por isso o retorno presencial será importante para eles:

Clique e ouça Demetrius Bittencourt

Vários representantes de escolas particulares foram solicitados pelos pais a participarem da reunião para apresentarem o modelo de ensino presencial que seria adotado durante a pandemia. Fernanda Faria, proprietária da Escola Estação do Saber explica que apoio o movimento, pois ela acredita que a falta das aulas presenciais está prejudicando os estudantes.

Ela aproveita para adiantar que um protocolo de retorno das aulas presenciais para todas as escolas de Pará de Minas está praticamente pronto:

Clique e ouça Fernanda Faria

Os vereadores prometeram ajudar os pais e encaminharão requerimentos ao Comitê Gestor de Combate a Covid-19 para que avaliem com mais rapidez essa decisão, como explica o presidente da Câmara, Toninho Gladstone:

Clique e ouça Toninho Gladstone

Na última quarta-feira (24), o Governo de Minas apresentou novo protocolo de saúde para a volta às aulas presenciais no Estado, por meio de um modelo híbrido, mantendo o ensino remoto, apontando a necessidade de um retorno seguro, com regras de distanciamento e de higienização, além de ser facultativo, ou seja, que depende da concordância dos pais para que jovens e crianças frequentem as aulas presenciais.

O protocolo também estabelece que o retorno aconteça de maneira gradual e alternada. A volta às aulas presenciais só será permitida aos municípios que estiverem nas ondas verde e amarela do Minas Consciente. Ou seja, ela apenas acontecerá nos municípios onde o retorno às aulas presenciais for autorizado pelo poder municipal, mesmo nas escolas estaduais.

Ainda segundo o Governo de Minas, todas as escolas estaduais seguirão estratégia educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). No caso das instituições de ensino municipais e particulares, cabe a cada município avaliar se vai aderir ao protocolo estadual ou se a prefeitura desejará criar suas próprias regras para o funcionamento.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: