29/04/2026 às 08:51h
A segurança no trânsito tem ganhado reforço em Pará de Minas. A prefeitura iniciou um trabalho de revitalização da sinalização em vias públicas, com investimento de mais de R$2 milhões, custeado com recursos do próprio fundo de trânsito.
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Vinícius de Oliveira Santos, o serviço está sendo executado por uma empresa terceirizada, contratada por um período de um ano e, durante esse tempo, ela ficará responsável por atender as demandas do município, garantindo a manutenção contínua:
Clique e ouça Marcos Vinícius de Oliveira Santos
A iniciativa também busca tornar o sistema mais sustentável, permitindo que os próprios recursos do trânsito sejam revertidos em melhorias. Os trabalhos já começaram há cerca de dez dias e têm sido realizados, principalmente, no período noturno, para evitar impactos no fluxo de veículos.
No entanto, o coordenador do Departamento de Trânsito, Pedro Paulo dos Santos Alves, explica que alguns trechos têm demandado mais tempo por conta da complexidade e dificuldade de acesso:
Clique e ouça Pedro Paulo dos Santos Alves
A medida vem em resposta a um cenário que exige atenção. Dados da Sejusp apontam que Pará de Minas já registrou 378 acidentes de trânsito nos primeiros meses de 2026, sendo 102 com vítimas. Diante disso, Marcos Vinícius reforça que a expectativa é que a sinalização contribua diretamente para a prevenção e para um trânsito bem mais seguro para motoristas e pedestres.
Clique e ouça Marcos Vinícius de Oliveira Santos
Neste primeiro momento, as ações se concentram na região central e em áreas de maior movimento, mas a ideia é estender o alcance futuramente para bairros e regiões periféricas, ampliando o acesso e a segurança em toda a cidade.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
06/08/2025 - Festival Dipanas Blues chega para movimentar a cidade
06/08/2025 - Guarda Municipal orienta motoristas para trânsito seguro durante a realização do JEMG
06/08/2025 - Sine de Pará de Minas faz balanço do setor de contratação no primeiro semestre do ano
06/08/2025 - Pará de Minas inicia Campanha de Vacinação Antirrábica
05/08/2025 - Promotoria de Justiça acompanha notificação de crimes ambientais em Pará de Minas
05/08/2025 - Testes rápidos para diagnóstico de leishmaniose visceral são suspensos em Pará de Minas