14/08/2026 às 07:30h
A qualidade do atendimento básico de saúde em Pará de Minas acaba de render uma nova parceria para o município. A rede de Atenção Primária foi escolhida pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, de Belo Horizonte, como campo de estágio para acadêmicos do 9º período de Medicina.
Desde a última quarta-feira (5), cinco estudantes passaram a acompanhar de perto a rotina das equipes de Saúde da Família, durante dez semanas. Eles foram distribuídos entre as UBS’s CAIC, Tavares, Padre Libério, Vila Ferreira e Walter Martins.
O professor do Internato de Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade da faculdade, doutor Max André dos Santos, explica por que Pará de Minas foi escolhida para receber os acadêmicos e destaca as referências positivas encontradas sobre o trabalho desenvolvido no município:
Clique e ouça Max André dos Santos
A experiência aproxima os estudantes da realidade do SUS e também permite uma troca de conhecimentos com os profissionais que já atuam na rede. A referência técnica da Atenção Primária à Saúde, Mariana Viegas, explica como os acadêmicos serão inseridos no dia a dia das unidades e a importância dessa convivência para os dois lados:
Clique e ouça Mariana Viegas,
Para quem está na formação, a oportunidade permite uma troca de conhecimentos com os profissionais que já atuam na rede e também representa um contato mais próximo com as necessidades reais da população, como explica a estudante do 9º período de Medicina, Júlia Campos:
Clique e ouça Júlia Campos
Mais do que observar o atendimento, os futuros médicos também vão conhecer as características de cada território, levantar diagnósticos e desenvolver propostas de intervenção que possam contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária e do cuidado oferecido à população.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
27/05/2025 - Projetos e o trabalho dentro do presídio de Pará de Minas
27/05/2025 - Ampliação de oferta de serviços pelo CRAS vai atender as comunidades rurais
27/05/2025 - Pará de Minas sedia etapa local do Congresso de Profissionais do Crea-MG
27/05/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
27/05/2025 - Setor imobiliário aquecido eleva valores de aluguel em Pará de Minas
26/05/2025 - Segue reto a vida toda? Saiba quais são as ruas mais íngremes de Pará de Minas
26/05/2025 - Minas Gerais lidera debate sobre agro sustentável e desafios climáticos rumo à COP 30