10/09/2025 às 08:28h
O Encerramento do serviço de atendimento à população LGBTI+ em Pará de Minas ainda é um assunto discutido dentro da comunidade. No início da atual gestão, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro descartou a manutenção do equipamento, que encerrou as suas atividades ainda no princípio deste ano.
Dia após celebrar a primeira Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+ na cidade, o caso de Cíntia, uma mulher trans encontrada sem vida na porta da Casa Legislativa, revelou um cenário de preocupação com as pessoas que lutam por direitos básicos.
A população sensibilizou com o ocorrido, tendo se manifestado de diversas formas nas redes sociais, inclusive nas publicações de figuras políticas como as deputadas Duda Salabert e Bella Gonçalves, que cobraram respostas sobre o caso.
Para Camila Silva, moradora e membro atuante em atividades relacionadas a implementação de políticas públicas para as pessoas LGBTI+, a população aguarda uma resposta a respeito do ocorrido com a moradora Cíntia:
Clique e ouça Camila Silva
Thiago Henrique utilizou os serviços que eram ofertados no terceiro andar da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica). O estudante considera uma “perda” o encerramento das atividades do projeto integrado a Secretaria Municipal de Saúde:
Clique e ouça Thiago Henrique
Durante a reunião da Câmara, na última terça-feira (2/9), a vereadora Irene Melo Franco cobrou por mais agilidade do município no trabalho de fiscalizar e trazer respostas sobre o caso de Cíntia:
Clique e ouça Irene Melo Franco
Após o encerramento da oferta do serviço em Pará de Minas, alguns pacientes que eram atendidos no Centro de Atenção à Saúde LGBTI+ alegam demora nas consultas com especialistas, antes consideradas acessíveis. Já que a queixa para a marcação de consultas e exames tem sido um desafio para a Secretaria de Saúde.
Por JC Notícias
Fotos: Espacial FM / Arquivo
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores
22/09/2025 - Município fala em enxugar “gastos” com a saúde, mas vereador contesta
22/09/2025 - Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
19/09/2025 - Ação da Secretaria de Meio Ambiente vai florescer avenida com plantio de ipê-amarelo
19/09/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural