22/12/2025 às 08:30h
A Prefeitura de Pará de Minas já abriu processo licitatório para contratação da empresa responsável pela execução e gestão do sistema de estacionamento rotativo Faixa Azul.
A criação do faixa azul foi autorizada e sancionada em novembro de 2023 com a perspectiva de organizar e melhorar o estacionamento em vias públicas, especialmente na área central da cidade. Ele será operado através de um sistema 100% informatizado e auditável em tempo real.
A expectativa é de que o serviço entre em prática entre os meses de fevereiro e março de 2026, como confirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Vinícius de Oliveira Santos:
Clique e ouça Marcos Vinícius
O secretário adiantou alguns pontos estratégicos que o Faixa Azul será implantado na cidade:
Clique e ouça Marcos Vinícius
A expectativa é de que o horário de funcionamento seja entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados, ficando isento do pagamento da tarifa aos domingos e feriados.
Os preços do estacionamento rotativo também serão definidos por decreto, podendo chegar nas seguintes taxas: R$ 3,00/hora para carros e R$ 1,00/hora para motocicletas. O valor arrecadado deverá ser utilizado para o gerenciamento do sistema.
Outras regras do sistema Faixa Azul serão divulgadas após o processo licitatório.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
24/04/2025 - Sine de Pará de Minas abre inscrições para 7 cursos gratuitos
24/04/2025 - Audiência pública vai debater soluções para problema de fios soltos em Pará de Minas
23/04/2025 - Credirural lança campanha ‘Promoção Consórcio Premiado’ para cooperados
23/04/2025 - Presidente da Ceasa fala sobre abastecimento de centenas de cidades mineiras
22/04/2025 - Vila Junina da Granja Brasília vai agitar Pará de Minas em junho