25/09/2025 às 08:32h
O Procon, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), multou em R$ 130.000,00 a Viação Sertaneja Ltda., em razão de irregularidades na prestação do serviço de transporte coletivo intermunicipal no trecho Belo Horizonte/Pará de Minas.
A investigação constatou que a empresa permitiu o embarque de passageiros em pé, prática proibida pela Lei Estadual nº 13.174/1999, para esse tipo de linha, que não possui característica semiurbana. Além disso, documentos apresentados no processo revelaram atrasos frequentes e más condições de conservação dos veículos, comprometendo a segurança e a qualidade do serviço oferecido.
Segundo a decisão, a conduta da empresa configurou prática abusiva nos termos do Código de Defesa do Consumidor, ao expor os usuários a riscos e descumprir a obrigação de fornecer serviços adequados, eficientes e seguros.
A alegação de que os passageiros insistiram em embarcar, feita como defesa pela Sertaneja, foi rejeitada, pois o controle da lotação é de responsabilidade exclusiva da empresa.
Com informações do MPMG
05/06/2026 - Benedito Valadares será fechada para instalação de decoração junina
05/06/2026 - Junho Vermelho reforça alerta sobre a importância da doação de sangue
03/06/2026 - Pilates ganha espaço no Brasil e atrai público de todas as idades
03/06/2026 - Semana Empresarial vai discutir vendas, inovação e oportunidades em Pará de Minas
03/06/2026 - Saiba o que abre e fecha no ferido de Corpus Christi
02/06/2026 - Sicoob Credirural lança temporada de consórcios com a menor taxa do mercado