Capa da Página Saiba como fica o pagamento do 13º salário durante a pandemia de Covid-19 - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/11/2020 às 08:40h

Saiba como fica o pagamento do 13º salário durante a pandemia de Covid-19

Facebook

Todo trabalhador tem uma expectativa no fim de ano: receber o 13° salário. Mas neste ano pode haver dúvidas sobre o valor e as datas exatas de pagamento, por causa das mudanças trabalhistas ocasionadas pela pandemia de coronavírus. A regra determinada pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é que o 13º seja dividido em duas parcelas, e a primeira tem que ser depositada até o fim deste mês.

Mesmo com o Coronavírus, que mudou algumas relações de trabalho e fez com que o governo federal criasse o auxílio emergencial, o pagamento do 13º salário não terá suas datas mudadas, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com o advogado pará-minense especialista em Direito Trabalhista, Gilson Silva. Em entrevista, ele comenta como fica o pagamento do 13º salário em ano de pandemia:

Clique e ouça Gilson Silva

Gilson Silva destaca que pode haver algumas interferências no pagamento do 13º salário, como o caso das convenções coletivas, por exemplo. Além disso, o advogado trabalhista informa como os trabalhadores devem proceder em caso de se sentirem lesados pelo empregador:

Clique e ouça Gilson Silva

O valor equivalente à primeira parcela, que é maior, pode ser pago desde fevereiro até o dia 30 de novembro. Em geral, as empresas deixam para depositar na data final (a não ser que o dia caia em um fim de semana). O funcionário recebe metade do salário normal se trabalhou o ano inteiro.

A parcela final deve ser paga até o dia 20 de dezembro (também pode ser antecipado caso a data caia num final de semana ou feriado). O valor restante é pago, descontando contribuições sociais, como por exemplo, a previdência social – INSS.

Por Henrique Silva com informações do portal UOL

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: