05/12/2025 às 08:40h
O secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro Valadares concedeu uma entrevista coletiva na última quarta-feira (3/12), para também explicar os novos critérios para emissão de atestados médicos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Pará de Minas.
O secretário explicou que as medidas adotadas têm o objetivo de organizar o fluxo de atendimentos na UPA e garantir a prioridade assistencial aos pacientes com quadros clínicos de maior gravidade ou risco de agravo à saúde. A emissão de atestados apenas para pacientes classificados como Amarelo, Laranja ou Vermelho, pelo Protocolo de Manchester — sistema utilizado para triagem.
Já os pacientes classificados como Verde ou Azul, considerados não urgentes, receberão apenas uma declaração de comparecimento, documento que comprova a presença na unidade pelo período registrado, como confirma Gilberto Denoziro, que explica a mudança:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
O secretário afirma que o excesso de pacientes considerados não urgentes, atrapalha o fluxo da UPA. Ainda segundo ele, a decisão final é dos médicos, desde que apresentem justificativas:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Denoziro justifica que os pacientes não urgentes estão procurando a UPA, porém, muitos moradores de Pará de Minas já afirmaram para nossa reportagem que esse motivo seria a falta de médicos nas UBS’s, além de marcações de consultas para 3 ou 4 meses depois. O secretário descordou:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Ainda segundo o secretário, outro motivo das novas regras é o alto número de atestados entre os servidores municipais. De acordo com ele, somente neste ano, um médico já emitiu mais de 200 atestados para trabalhadores da prefeitura.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
16/09/2025 - Repercute mortandade de peixes no Rio Paraopeba; autoridades alertam quanto a pescaria
13/09/2025 - Gusttavo Lima e Dilsinho levam fãs ao delírio no 2º dia da ExpoAgro 2025!
12/09/2025 - O sucesso de dois irmãos de Pará de Minas no Kart
12/09/2025 - Milhares de fãs comparecem ao show de Zezé Di Camargo na abertura da ExpoAgro 2025
12/09/2025 - Cachoeiras viram rotas para o ecoturismo em Pará de Minas durante os dias quentes
12/09/2025 - Confira o que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora da Piedade, na próxima segunda
12/09/2025 - Romeu Zema participa de lançamento dos Jogos Escolares Brasileiros em Pará de Minas
11/09/2025 - Linha de ônibus Centro/Bairro entra em teste no próximo mês