05/12/2025 às 08:40h
O secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro Valadares concedeu uma entrevista coletiva na última quarta-feira (3/12), para também explicar os novos critérios para emissão de atestados médicos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Pará de Minas.
O secretário explicou que as medidas adotadas têm o objetivo de organizar o fluxo de atendimentos na UPA e garantir a prioridade assistencial aos pacientes com quadros clínicos de maior gravidade ou risco de agravo à saúde. A emissão de atestados apenas para pacientes classificados como Amarelo, Laranja ou Vermelho, pelo Protocolo de Manchester — sistema utilizado para triagem.
Já os pacientes classificados como Verde ou Azul, considerados não urgentes, receberão apenas uma declaração de comparecimento, documento que comprova a presença na unidade pelo período registrado, como confirma Gilberto Denoziro, que explica a mudança:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
O secretário afirma que o excesso de pacientes considerados não urgentes, atrapalha o fluxo da UPA. Ainda segundo ele, a decisão final é dos médicos, desde que apresentem justificativas:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Denoziro justifica que os pacientes não urgentes estão procurando a UPA, porém, muitos moradores de Pará de Minas já afirmaram para nossa reportagem que esse motivo seria a falta de médicos nas UBS’s, além de marcações de consultas para 3 ou 4 meses depois. O secretário descordou:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Ainda segundo o secretário, outro motivo das novas regras é o alto número de atestados entre os servidores municipais. De acordo com ele, somente neste ano, um médico já emitiu mais de 200 atestados para trabalhadores da prefeitura.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
11/09/2025 - Torcedores apostam placares para o clássico mineiro pela Copa do Brasil
11/09/2025 - Secretaria de Saúde fará recadastramento dos pacientes da UBS Nossa Senhora da Piedade
10/09/2025 - Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
10/09/2025 - Uso indiscriminado de medicamentos pode causar prejuízos a saúde
10/09/2025 - População manifesta apreensão após encerramento de serviço de saúde em Pará de Minas