As eleições de 2026 já começaram a mobilizar todo o Brasil. Entre os trabalhos considerados essenciais para o funcionamento das eleições está a atuação dos mesários, responsáveis por auxiliar no atendimento aos eleitores e no andamento da votação.
Em Pará de Minas, atualmente, 944 pessoas estão cadastradas, mas a Justiça Eleitoral segue ampliando o banco de voluntários. O chefe do cartório eleitoral do município, Moisés Januário, reforça a importância da função:
Clique e ouça Moíses Januário
Além de contribuir com o processo democrático, os mesários também recebem alguns benefícios, como auxílio alimentação, declaração de participação, folgas no trabalho e, em alguns casos, vantagem em concursos públicos e atividades extracurriculares.
Mesmo assim, Moisés lembra que o cadastro não significa convocação imediata. Os nomes ficam disponíveis em um banco de dados e são utilizados conforme a necessidade da Justiça Eleitoral.
Já para quem for convocado oficialmente, o comparecimento é obrigatório. A ausência sem justificativa pode gerar multas de até R$300 e outras penalidades:
Clique e ouça Moíses Januário
A Justiça Eleitoral também orienta que os mesários mantenham postura imparcial e evitem qualquer manifestação política durante o trabalho nas eleições.
As inscrições permanecem abertas e podem ser feitas presencialmente no cartório eleitoral ou de forma online, principalmente pelo aplicativo e-Título. Para se cadastrar, é necessário ter mais de 18 anos e estar com a situação eleitoral regular.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
23/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
23/05/2025 - Justiça Eleitoral convoca eleitores de Pará de Minas que estão com pendência
22/05/2025 - Decreto põe fim à situação de insegurança a 64 servidores da área da saúde
22/05/2025 - CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034!
22/05/2025 - Já bebeu água hoje? Hidratação pode ajudar a manter a saúde em dias mais frios!
22/05/2025 - Falta de conhecimento sobre outras culturas agrava intolerância religiosa no Brasil