27/04/2026 às 07:15h
Manter a caderneta de vacinação em dia é uma das formas mais eficazes de proteger crianças e adolescentes e, é com esse foco que acontece, em todo o país, a Semana de Vacinação nas Escolas. A mobilização reúne equipes de saúde entre os dias 24 e 30 de abril, com a meta de alcançar cerca de 27 milhões de estudantes, em mais de 104 mil escolas.Durante a ação, alunos de idades variadas podem receber, com autorização dos responsáveis, doses contra doenças como HPV, febre amarela, covid-19, além das vacinas tríplice viral, tríplice bacteriana e meningocócica.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em Pará de Minas, no entanto, a estratégia segue um caminho próprio. Em vez de concentrar a vacinação em uma única semana, o município implantou um cronograma contínuo, iniciado em março e que segue até o dia 30 de junho.
A vacinação está sendo feita diretamente nas instituições de ensino, com o apoio do Vacimóvel, que atende, em média, duas escolas por semana. O cronograma começou pelos CMEIs, segue para as creches e depois chega às escolas, abrangendo todas as 34 unidades da rede.
Além disso, outra novidade é o reforço da tecnologia no acompanhamento das vacinas. O aplicativo “Meu SUS Digital" passou a enviar lembretes para que pais e responsáveis não percam os prazos das próximas doses, facilitando o controle da imunização. As propostas visam ampliar o alcance e garantir que mais crianças e adolescentes sejam imunizados ao longo dos meses, reforçando a proteção e evitando a volta de doenças.
Por Sarah Faria
24/01/2025 - Resultado positivo no Enem é comentado por aluna destaque na redação
24/01/2025 - Consignado Folia; Sicoob Ascicred lança primeira campanha do ano
24/01/2025 - Fechamento do Colégio São Francisco é oficializado em Pará de Minas
23/01/2025 - Sol, chuva, calor? O que esperar do clima no verão em 2025
22/01/2025 - PROMAF: Programa abre matrículas para crianças e adolescentes
22/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Começam as inscrições para vagas remanescentes em Minas