20/08/2026 às 08:58h
O vereador Marcílio Magela de Souza usou a tribuna livre da Câmara Municipal, durante a última reunião ordinária, e em uma das falas acusou a Prefeitura de Pará de Minas de uma possível perseguição aos vereadores de oposição.
Marcílio usou como exemplo a recente exoneração de uma dentista da UBS do bairro Paraíso, sobrinha do vereador Toninho Gladstone. Segundo ele, a justificativa apresentada pela prefeitura foi a lei 6.721/2022, que trata sobre a proibição do nepotismo no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo do município de Pará de Minas.
Porém o parlamentar, acredita que o motivo não seria esse, já que a profissional da odontologia já estava no cargo desde o ano passado, mas sim a participação do pai dela, o contador Evandro Silva, casado com a irmã de Gladstone, na Audiência Pública que tratava do Projeto de Lei Complementar nº 09/2026, de autoria do Executivo, que “Dispõe sobre o Sistema Tributário do Município”.
Segundo Marcílio, a prefeitura teria sido contra a realização da Audiência Pública proposta pelos vereadores da oposição, a qual inclusive não contou com representantes do poder executivo e nenhum parlamentar alinhado com a situação, e diante da participação do cunhado de Gladstone no evento, decidiu exonerar a sobrinha dele como retaliação e perseguição:
Clique e ouça Marcílio Magela
Diante da acusação de Marcílio sobre a possível perseguição que motivou a exoneração da dentista, nossa reportagem procurou o secretário municipal de Gestão Pública, Fernando Antônio do Amaral, o Timbé, o qual junto ao prefeito Inácio Franco, assinou a demissão da ex-servidora. Ele nega a acusação do vereador e afirma que apenas cumpriu a lei do nepotismo, após receber denúncia da vereadora Márcia Marzagão:
Clique e ouça Timbé:
A vereadora Márcia Marzagão confirma que procurou o secretário após receber denúncia de um cidadão:
Clique e ouça Márcia Marzagão
A lei de autoria da vereadora Irene Melo Franco, com a emenda que constitui prática de nepotismo de parentesco até o quarto grau, foi aprovada por unanimidade na Câmara, em 2022.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
02/03/2026 - Cartório de Pará de Minas orienta população para quitação de débitos eleitorais
02/03/2026 - Secretaria de Educação anuncia ampliação de mais uma creche e espera abrir 50 vagas
02/03/2026 - Urgente: Secretário de Saúde de Pará de Minas, Gilberto Denoziro, pede exoneração
27/02/2026 - IRPF 2026: empregador deve entregar informe de rendimento até esta sexta
27/02/2026 - Campanha de multivacinação nas escolas de Pará de Minas começa na próxima terça
27/02/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda
25/02/2026 - Comércio antecipa Páscoa e ovos de chocolate já dominam corredores e gôndolas