07/08/2025 às 07:37h
Foi protocolado pela Câmara Municipal um projeto de lei que busca promover mais segurança e tranquilidade às mulheres ao frequentarem bares, restaurantes e casas noturnas.
De autoria da vereadora Irene Melo Franco (PV), o projeto prevê que esses estabelecimentos adotem medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco.
Entre essas ações, a proposta cita a afixação de cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente local, informando da disponibilidade do estabelecimento para o auxílio a mulher que se sinta em situação de risco; e a adoção do protocolo “Não se cale” contra agressão e assédio sexual.
Segundo a vereadora, as situações de risco compreendem tanto o assédio e a importunação sexual, quanto quaisquer outras atitudes que ocasionem vulnerabilidade ou constrangimento as mulheres:
Clique e Ouça Irene Melo Franco
A vereadora ainda reforça que essas medidas são adotadas em grandes cidades e representam um passo importante para o enfrentamento dos casos de violência contra a mulher.
Apesar da intenção da vereadora, o projeto de lei recebeu dois pareceres contrários: da Comissão de Legislação e Justiça e a Comissão de Agropecuária, Comércio, Indústria e Turismo.
Elas entenderam, entre outros pontos, que a proposta “impõe obrigações excessivas e intervencionistas a empresas privadas, violando os princípios da livre iniciativa e da livre concorrência”.
A Procuradoria Jurídica da Câmara ainda não publicou um parecer sobre o projeto. Irene informou que vai realizar emendas para aperfeiçoar o texto do projeto e está confiante quanto a aprovação da matéria.
Vale lembrar que as reuniões plenárias da Câmara Municipal retornarão a partir do dia 10 de agosto.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
30/04/2025 - Tradicional Festa de Santa Cruz em Bom Jesus do Oeste começa nesta quinta
30/04/2025 - Saiba o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador
30/04/2025 - Prazo vence e Pará de Minas perde mais de R$ 2 milhões para construir a UBS São Pedro
29/04/2025 - Mudanças no clima devem alterar rotina das pessoas
29/04/2025 - Dança é vista como agente de transformação social por praticantes