06/02/2026 às 07:21h
Mais de 30 alunos de 4 turmas da Escola de Educação Especial Doutor Lage, que funciona na Apae de Pará de Minas, não iniciaram o ano letivo por falta de professores. A informação foi divulgada pela vereadora Camila Mão Amiga (PSDB).
Ela informou que a Prefeitura de Pará de Minas cedeu menos professores para a associação do que o permitido em lei municipal, o que impossibilitou o atendimento a alunos do sexto, sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental.
Segundo Camila, o Município cedeu 11 professores para a Apae (sendo que dois deles atuarão em dois horários, abrangendo, ao todo, 13 cargos). Contudo, a legislação autoriza a cessão de 20 profissionais:
Clique e ouça CAMILA
A Escola Doutor Lage atende alunos com deficiência intelectual, múltipla e autismo, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos, com foco na inclusão e desenvolvimento individual.
Pela lei, a Prefeitura só pode ceder professores efetivos para a escola, e eles podem escolher não trabalhar na instituição. Foi justamente isso o que aconteceu.
Apesar da procura pela Secretaria de Educação, o número de profissionais que optaram em trabalhar na associação foi aquém do esperado:
Clique e ouça CAMILA
Sobre o assunto, o secretário Municipal de Educação, Marcos Aurélio, esclareceu que a secretaria não conseguiu a adesão esperada de profissionais e que não se pode obrigar os professores efetivos a escolherem a Escola Doutor Lage:
Clique e ouça MARCOS AURÉLIO
Marcos Aurélio ainda disse que a pasta está aberta ao diálogo para a possibilidade de alterar a lei para solucionar o problema.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
20/06/2025 - Moradora de Pará de Minas pede ajuda em busca de tratamento
18/06/2025 - Falta de mão de obra no campo revela desafios para a agricultura familiar
18/06/2025 - Saiba o que abre e fecha no ferido de Corpus Christi
18/06/2025 - Pará de Minas vai ficar mais “gelada” com a chegada do inverno
17/06/2025 - Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios
17/06/2025 - Doenças cardiovasculares crescem no período de frio