Capa da Página Vereadores afirmam que unidade de saúde instalada no prédio do antigo P.A não é hospital, mas sim anexo da UPA - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

27/05/2020 às 09:00h

Vereadores afirmam que unidade de saúde instalada no prédio do antigo P.A não é hospital, mas sim anexo da UPA

Facebook

Nenhum projeto de lei foi aprovado durante reunião ordinária dessa semana da Câmara Municipal de Pará de Minas. Das cinco matérias que estavam em pauta, uma foi retirada de votação e quatro tiveram pedido de vistas para serem analisadas e depois votadas nas próximas sessões.

Entre as matérias que tiveram pedido de vistas estava o PL 41/2020, de autoria dos vereadores Márcio Lara e José Salvador Moreira, o Dé Pedreiro, que denominam Hospital Municipal “Padre Libério”, a unidade de saúde instalada no prédio do antigo Pronto Atendimento, no bairro Senador Valadares, em Pará de Minas.

O projeto gerou várias discussões entre os vereadores, sendo que alguns deles afirmaram que a unidade de saúde não pode ser chamada de hospital. O vereador Marcos Aurélio dos Santos gostaria de mais esclarecimentos por parte da Prefeitura:

Clique e ouça Marcos Aurélio

Segundo o vereador Rodrigo Varela, o próprio secretário municipal de Saúde de Pará de Minas, Wagner Magesty, enviou um documento esclarecendo que a unidade instalada recentemente e divulgada amplamente nas mídias, não é um hospital, nem hospital de campanha, mas sim uma extensão da UPA 24 Horas, que está atendendo casos de síndromes gripais:

Clique e ouça Rodrigo Varela

Rodrigo Varela informa ainda que para a unidade de saúde instalada no antigo Pronto Atendimento virar hospital de verdade, precisaria de um credenciamento por órgãos estaduais e federais de saúde, e a Prefeitura de Pará de Minas teria que viabilizar documentos necessários para que fosse credenciado, conforme portaria número 44, de 10 de janeiro de 2001, do Ministério da Saúde:

Clique e ouça Rodrigo Varela

O vereador Márcio Lara deixa claro que o projeto apresentado por ele e por Dé Pedreiro não é para solicitar abertura de um hospital, mas sim para nomear a unidade de saúde:

Clique e ouça Márcio Lara

Em resposta as críticas e questionamentos dos vereadores sobre a unidade de saúde, o prefeito Elias Diniz disse que é preciso unir forças para o Hospital Municipal, pois muitas portas vão se abrir para Pará de Minas. Ainda segundo ele, os vereadores devem ter leitura sobre o assunto, tanto para o presente, quanto para o futuro. De acordo com o chefe do executivo, a unidade será ampliada nos próximos meses para poder ser credenciada.

Por Sérgio Viana

Fotos Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: