25/11/2025 às 08:37h
É fato que a dengue impõe diversos problemas na saúde pública de Pará de Minas. No último ano, a cidade atingiu a marca histórica de 8.130 casos de doenças provocadas por arboviroses.
No entanto, os cuidados se estendem aos produtores rurais. Nesse período de chuva, a Vigilância Epidemiológica alerta moradores de distritos e povoados na zona rural.
Os reservatórios de materiais descartados de forma inadequada e em áreas extensas nas propriedades rurais pode servir de local para o mosquito desovar. Douglas Duarte, coordenador da Vigilância Ambiental em Pará de Minas, orienta trabalhadores e agricultores quanto ao manejo adequado para evitar casos da doença:
Clique e ouça Douglas Duarte
Ainda segundo a Vigilância Ambiental, embora nem toda propriedade rural representa risco em potencial para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por ser mais comum em regiões muito próximas às cidades, cuidados básicos devem ser tomados em todas as localidades, principalmente no que se refere ao armazenamento de água.
A exemplo podemos citar piscinas e caixas d’água que devem ser tampadas. Já nos cochos e bebedouros para animais recomendamos colocar peixes larvófagos pois comem as larvas que os mosquitos desovam.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
26/09/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
26/09/2025 - Faixa Azul avança na prefeitura e será implementado no início de 2026
25/09/2025 - Edição do projeto Estação Afro vai contar com o show Noite do Samba e do Pagode
25/09/2025 - Dia Nacional do Rádio: professor destaca as transformações no formato de se comunicar