25/11/2025 às 08:37h
É fato que a dengue impõe diversos problemas na saúde pública de Pará de Minas. No último ano, a cidade atingiu a marca histórica de 8.130 casos de doenças provocadas por arboviroses.
No entanto, os cuidados se estendem aos produtores rurais. Nesse período de chuva, a Vigilância Epidemiológica alerta moradores de distritos e povoados na zona rural.
Os reservatórios de materiais descartados de forma inadequada e em áreas extensas nas propriedades rurais pode servir de local para o mosquito desovar. Douglas Duarte, coordenador da Vigilância Ambiental em Pará de Minas, orienta trabalhadores e agricultores quanto ao manejo adequado para evitar casos da doença:
Clique e ouça Douglas Duarte
Ainda segundo a Vigilância Ambiental, embora nem toda propriedade rural representa risco em potencial para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por ser mais comum em regiões muito próximas às cidades, cuidados básicos devem ser tomados em todas as localidades, principalmente no que se refere ao armazenamento de água.
A exemplo podemos citar piscinas e caixas d’água que devem ser tampadas. Já nos cochos e bebedouros para animais recomendamos colocar peixes larvófagos pois comem as larvas que os mosquitos desovam.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
24/09/2025 - Cantor mirim fala sobre sua paixão pela música sertaneja
24/09/2025 - Vereador defende concessão e fechamento do Parque do Bariri
23/09/2025 - Vôlei ganha espaço em Pará de Minas e promove socialização entre os mais jovens
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas