08/10/2025 às 09:27h
Nos últimos dias, dezenas de pará-minenses relataram nas redes sociais que receberam uma mensagem no WhatsApp, de contatos aleatórios, com um arquivo suspeito para baixar.
Segundo os relatos, a pessoa manda um “bom dia” e em seguida envia o arquivo, com a seguinte legenda: “Visualização permitida somente em computadores. Caso esteja utilizando o navegador Chrome, poderá ser solicitado para ‘Manter’ o arquivo, por se tratar de um arquivo zipado”.
Acontece que esse arquivo contém vírus que podem comprometer informações pessoais e financeiras ou mesmo hackear o WhatsApp. Uma das pessoas que recebeu a mensagem foi o jornalista Germano Santos:
Clique e ouça Germano Santos
Segundo Germano, os criminosos usam esse golpe para hackear WhatsApp e acessar informações pessoais e financeiras das vítimas:
Clique e ouça Germano Santos
Caso você receba essa mensagem, a orientação é não abrir o arquivo, mesmo que pareça inofensivo. Evite baixar.zip ou PDFs suspeitos.
Também é orientado registrar um boletim de ocorrência e reportar o caso ao seu banco.
Como prevenção, a recomendação é instalar e manter um antivírus confiável nos aparelhos e computadores.
Por JC Notícias
Imagem: Germano Santos
13/03/2026 - Batalha de Rima do Bariri reafirma o hip-hop como cultura de resistência na cidade!
13/03/2026 - Sexta-feira 13: Superstição ou só mais um dia comum?
13/03/2026 - Mesmo sem reajuste da Petrobras, guerra faz diesel subir nos postos de combustíveis
12/03/2026 - Espetáculo Dona Baratinha comemora 10 anos com apresentação especial em Pará de Minas
12/03/2026 - Ruas de calçadas e casas antigas; Pará de Minas moderna preserva passado promissor
12/03/2026 - IPVA 2026 ganha nova forma de pagamento em Minas Gerais
12/03/2026 - Câmara de Pará de Minas aprova projeto que institui a Lei Vanessa Lara