08/10/2025 às 09:27h
Nos últimos dias, dezenas de pará-minenses relataram nas redes sociais que receberam uma mensagem no WhatsApp, de contatos aleatórios, com um arquivo suspeito para baixar.
Segundo os relatos, a pessoa manda um “bom dia” e em seguida envia o arquivo, com a seguinte legenda: “Visualização permitida somente em computadores. Caso esteja utilizando o navegador Chrome, poderá ser solicitado para ‘Manter’ o arquivo, por se tratar de um arquivo zipado”.
Acontece que esse arquivo contém vírus que podem comprometer informações pessoais e financeiras ou mesmo hackear o WhatsApp. Uma das pessoas que recebeu a mensagem foi o jornalista Germano Santos:
Clique e ouça Germano Santos
Segundo Germano, os criminosos usam esse golpe para hackear WhatsApp e acessar informações pessoais e financeiras das vítimas:
Clique e ouça Germano Santos
Caso você receba essa mensagem, a orientação é não abrir o arquivo, mesmo que pareça inofensivo. Evite baixar.zip ou PDFs suspeitos.
Também é orientado registrar um boletim de ocorrência e reportar o caso ao seu banco.
Como prevenção, a recomendação é instalar e manter um antivírus confiável nos aparelhos e computadores.
Por JC Notícias
Imagem: Germano Santos
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC
31/07/2025 - Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Incêndio na UPA de Pará de Minas
31/07/2025 - Após condenação de pais, advogado alerta sobre exposição de filho nas redes sociais
30/07/2025 - Pais aproveitam férias escolares para brincar com os filhos no Bariri
30/07/2025 - Motoristas contestam novo reajuste salarial do setor de transporte em Pará de Minas
30/07/2025 - Ponto de Apoio do CRAS no Santos Dumont muda de endereço
30/07/2025 - Usina fixa de asfalto no bairro JK está fora dos planos do Prefeito Inácio Franco
29/07/2025 - Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares