09/10/2025 às 10:05h
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou em Minas Gerais e na Bahia, nessa quarta-feira (8/10), a operação Manga de Eixo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de tratores. Durante a ação, uma das prisões realizadas foi efetuada em Pará de Minas, de um homem de 36 anos.
A operação, coordenada pela Delegacia de Polícia Civil em Lagoa da Prata, cumpriu, de forma simultânea, mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Pará de Minas, além das cidades de Divinópolis, Sete Lagoas, Boa Esperança e Manga e Feira de Santana, na Bahia.
A ação resultou na prisão de dois suspeitos, um de 43 anos, no município de Manga (BA), e, conforme já informado, de outro de 36 anos, em Pará de Minas, além da apreensão de diversos celulares. Outros dois investigados, alvos dos mandados de prisão, permanecem foragidos.
Um dos tratores roubados já havia sido recuperado pela Polícia Militar no dia 23 de julho deste ano, em Buenópolis, região Central de Minas.
A investigação contou com a quebra de sigilos telefônico, telemático e bancário. A partir da análise técnica dos dados obtidos, a PCMG conseguiu estabelecer vínculos entre os suspeitos, identificando a atuação conjunta do grupo e o responsável pelo financiamento e pela receptação dos bens.
De acordo com as apurações, os investigados integram um grupo articulado, com atuação interestadual, envolvido na prática de furto qualificado, roubo circunstanciado, receptação e associação criminosa.
As investigações apontam que o grupo é responsável pelo furto de um trator ocorrido na zona rural de Japaraíba, em 17 de julho de 2024, e pelo roubo de outro maquinário na zona rural de Lagoa da Prata, em 22 de julho do mesmo ano. Outros delitos atribuídos aos investigados estão sendo apurados por diferentes unidades da PCMG.
Por JC Notícias
Foto: PCMG
21/06/2025 - Cobertura metálica de casa desaba e atinge rede elétrica
21/06/2025 - PM apreende drogas, dinheiro e carro usado para o tráfico; um suspeito foi preso
21/06/2025 - Presa dupla que roubou caminhão de carne e fez dois reféns na BR-381
20/06/2025 - Incêndio em lote vago coloca em risco pacientes da UBS JK, em Pará de Minas
20/06/2025 - Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São Paulo
20/06/2025 - Motociclista fica gravemente ferido após bater na traseira de carro na BR-262
20/06/2025 - Polícia Civil prende trio suspeito de homicídio