A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente, nessa segunda-feira (15/6), um homem de 43 anos investigado por participação em um esquema de falsificação e distribuição de documentos médicos em Divinópolis. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados à investigação.
O trabalho teve início após a identificação de uma campanha beneficente divulgada na internet para arrecadar recursos destinados ao suposto tratamento de uma criança com doença grave. Para dar credibilidade ao pedido de doações, o investigado apresentava a menor como sua filha e divulgava relatórios médicos, fotografias e informações sobre um procedimento cirúrgico.
Durante as apurações, os policiais constataram que a imagem utilizada na campanha havia sido retirada de uma reportagem internacional sem qualquer relação com os fatos divulgados. Também foi verificado que o relatório médico apresentado era falso.
O aprofundamento das investigações revelou indícios de um esquema voltado à produção, comercialização e distribuição de documentos médicos falsificados, incluindo atestados e relatórios elaborados com uso indevido de nomes, assinaturas, carimbos e registros profissionais de médicos regularmente inscritos nos conselhos de classe.
Segundo apurado pela PCMG, os documentos eram utilizados para justificar ausências em empresas e para conferir aparência de legitimidade a outras fraudes. Os levantamentos também identificaram um ponto utilizado para a entrega dos documentos falsificados em Divinópolis.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos, dinheiro em espécie, máquina de cartão e outros materiais que serão submetidos à análise pericial.
O investigado é fisioterapeuta e atua regularmente no município. Ele poderá responder, entre outros crimes, por falsificação de documentos, uso de documento falso, falsidade ideológica e estelionato.
As investigações prosseguem para identificar possíveis beneficiários dos documentos falsificados, outras vítimas e eventuais envolvidos no esquema.
Por JC Notícias
Foto: PCMG
11/07/2025 - Caminhão furtado em Contagem é localizado em Pará de Minas
11/07/2025 - Casal é preso por tráfico de drogas no Padre Libério
11/07/2025 - Menino de 8 anos chama a polícia ao ver o pai batendo na mãe
10/07/2025 - PM recupera material furtado em chácara localizada em Tavares
10/07/2025 - Caminhonete furtada é recuperada pela PM em Onça de Pitangui
10/07/2025 - Jovem joga café quente na mãe e a agride com correia após discussão em Pitangui