A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente, nessa segunda-feira (15/6), um homem de 43 anos investigado por participação em um esquema de falsificação e distribuição de documentos médicos em Divinópolis. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados à investigação.
O trabalho teve início após a identificação de uma campanha beneficente divulgada na internet para arrecadar recursos destinados ao suposto tratamento de uma criança com doença grave. Para dar credibilidade ao pedido de doações, o investigado apresentava a menor como sua filha e divulgava relatórios médicos, fotografias e informações sobre um procedimento cirúrgico.
Durante as apurações, os policiais constataram que a imagem utilizada na campanha havia sido retirada de uma reportagem internacional sem qualquer relação com os fatos divulgados. Também foi verificado que o relatório médico apresentado era falso.
O aprofundamento das investigações revelou indícios de um esquema voltado à produção, comercialização e distribuição de documentos médicos falsificados, incluindo atestados e relatórios elaborados com uso indevido de nomes, assinaturas, carimbos e registros profissionais de médicos regularmente inscritos nos conselhos de classe.
Segundo apurado pela PCMG, os documentos eram utilizados para justificar ausências em empresas e para conferir aparência de legitimidade a outras fraudes. Os levantamentos também identificaram um ponto utilizado para a entrega dos documentos falsificados em Divinópolis.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos, dinheiro em espécie, máquina de cartão e outros materiais que serão submetidos à análise pericial.
O investigado é fisioterapeuta e atua regularmente no município. Ele poderá responder, entre outros crimes, por falsificação de documentos, uso de documento falso, falsidade ideológica e estelionato.
As investigações prosseguem para identificar possíveis beneficiários dos documentos falsificados, outras vítimas e eventuais envolvidos no esquema.
Por JC Notícias
Foto: PCMG
08/04/2025 - Adolescente é detido após fugir de abordagem e bater contra van escolar no bairro União
08/04/2025 - Homem é preso por furto de caminhão e retroescavadeira
08/04/2025 - Bombeiros procuram corpo de pescador que desapareceu em represa
08/04/2025 - Crânio de mulher morta há 20 anos é furtado de cemitério
07/04/2025 - Motorista morre após caminhão capotar e cair dentro de rio na BR-262
07/04/2025 - Foragido da justiça da comarca de Pará de Minas é preso na MG-431
07/04/2025 - Mulher morre e outra fica ferida após batida entre dois carros BR-494
07/04/2025 - Homem é encontrado desacordado em cômodo de casa em chamas
07/04/2025 - Homem prende mão em moedor de cana e é resgatado pelos Bombeiros
07/04/2025 - Suspeito de tentativa de homicídio há 3 meses é esfaqueado até a morte