27/08/2026 às 08:47h
Um procedimento foi instaurado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para apurar denúncia de violação de direitos e violência institucional contra um aluno de 10 anos, em uma escola municipal na cidade de Caxambu, no Sul de Minas Gerais. Segundo a Promotoria de Justiça do município, a criança teria sido obrigada pela diretora da unidade escolar a ingerir a própria urina.
Ainda segundo o órgão, o menino havia sido encaminhado à direção da escola após ter urinado na garrafa de água de uma colega e oferecido a ela para ingestão, depois de um desentendimento entre eles. A situação foi impedida por uma professora de apoio que estava no mesmo local.
Na diretoria, ainda segundo a denúncia, a diretora teria determinado, por duas vezes, que a criança ingerisse a própria urina. Ainda segundo o relato, a ordem teria sido obedecida pelo aluno. Duas servidoras acompanharam a abordagem.
Assim que o caso chegou ao conhecimento da rede de proteção, medidas cabíveis foram tomadas. A criança foi ouvida e um relatório foi encaminhado à Promotoria de Justiça.
O Ministério Público também oficiou à Secretaria Municipal de Educação e solicitou informações sobre as medidas administrativas adotadas em relação à diretora e às demais servidoras que teriam presenciado os fatos. Foi solicitado a identificação nominal das envolvidas e o encaminhamento da documentação pertinente
Ainda segundo o órgão, as profissionais da educação envolvidas na situação foram afastadas de forma imediata e um processo administrativo foi instaurado. O Caso também é investigado pela Polícia Civil.
Com Informações da Itatiaia
Foto: Espacial FM
01/09/2025 - PRF apreende 50 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-262
01/09/2025 - Homem invade casa da namorada e a leva à força após ser deixado em bar de Pará de Minas
01/09/2025 - Passageiro abre porta de carro e atinge motociclista no centro de Pará de Minas
01/09/2025 - Fazendeiro é multado após provocar incêndio em vegetação na cidade de Pequi
01/09/2025 - Duas pessoas ficam feridas após acidente entre carro e caminhão na MG-060, em Pequi
01/09/2025 - Motorista é preso com arma de fogo de uso restrito na MG-060
30/08/2025 - PM segue realizando a Operação Patrulha da Madrugada em Pará de Minas