27/08/2026 às 08:47h
Um procedimento foi instaurado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para apurar denúncia de violação de direitos e violência institucional contra um aluno de 10 anos, em uma escola municipal na cidade de Caxambu, no Sul de Minas Gerais. Segundo a Promotoria de Justiça do município, a criança teria sido obrigada pela diretora da unidade escolar a ingerir a própria urina.
Ainda segundo o órgão, o menino havia sido encaminhado à direção da escola após ter urinado na garrafa de água de uma colega e oferecido a ela para ingestão, depois de um desentendimento entre eles. A situação foi impedida por uma professora de apoio que estava no mesmo local.
Na diretoria, ainda segundo a denúncia, a diretora teria determinado, por duas vezes, que a criança ingerisse a própria urina. Ainda segundo o relato, a ordem teria sido obedecida pelo aluno. Duas servidoras acompanharam a abordagem.
Assim que o caso chegou ao conhecimento da rede de proteção, medidas cabíveis foram tomadas. A criança foi ouvida e um relatório foi encaminhado à Promotoria de Justiça.
O Ministério Público também oficiou à Secretaria Municipal de Educação e solicitou informações sobre as medidas administrativas adotadas em relação à diretora e às demais servidoras que teriam presenciado os fatos. Foi solicitado a identificação nominal das envolvidas e o encaminhamento da documentação pertinente
Ainda segundo o órgão, as profissionais da educação envolvidas na situação foram afastadas de forma imediata e um processo administrativo foi instaurado. O Caso também é investigado pela Polícia Civil.
Com Informações da Itatiaia
Foto: Espacial FM
16/03/2026 - Motociclista fica gravemente ferido após acidente na rodovia Pará/Florestal
16/03/2026 - Motociclista inabilitado é flagrado durante fiscalização na MG-431, em Pará de Minas
16/03/2026 - Pai é detido na MG-431, em Pará de Minas, após emprestar moto a filho inabilitado
16/03/2026 - Jovem morre após ser atropelado por carro na MG-050, em Itaúna
16/03/2026 - Homem morre e outro fica gravemente ferido após batida entre carros na BR-494
13/03/2026 - Suspeito de envolvimento em 3 assassinatos é preso com drogas no Belvedere
13/03/2026 - Polícia Civil prende segundo suspeito de homicídio de mulher em Itaúna