15/10/2026 às 09:08h
A Polícia Civil de Pará de Minas recebeu nos últimos dias, entre 5 e 10 registros de ocorrência relacionados a golpes de estelionato em que criminosos se passam por familiares, amigos ou pessoas conhecidas das vítimas para obter acesso a dados pessoais e bancários. Os casos estão em investigação na tentativa de identificar os responsáveis e esclarecer as circunstâncias dos crimes.
Segundo a Polícia Civil, o golpe começa, geralmente, com uma mensagem enviada por meio de um contato já salvo no celular da vítima. Os criminosos se passam por alguém conhecido e solicitam ajuda com supostos procedimentos em plataformas de vendas on-line, como o Mercado Livre, alegando a necessidade de realizar reembolsos ou cadastros para recebimento de mercadorias. Em seguida, enviam links e se apresentam como representantes da plataforma, induzindo a pessoa a acessar aplicativos e conceder permissões no aparelho.
Com essas ações, os golpistas podem conseguir acesso a informações pessoais, contas bancárias, e-mails e redes sociais, além de alterar senhas ou remover aplicativos do celular da vítima. Em alguns casos, há possibilidade de uso de inteligência artificial para tornar a fraude mais convincente, simulando a identidade de pessoas conhecidas. Após obter os dados, os criminosos podem utilizar a conta da própria vítima para abordar outros contatos e fazer novas vítimas.
Segundo as informações divulgadas pela Polícia Civil ao JC Notícias, há procedimentos investigatórios em andamento para apurar a autoria e a materialidade dos estelionatos.
A orientação é desconfiar de pedidos inesperados, mesmo quando recebidos de números conhecidos, evitar clicar em links suspeitos e nunca fornecer senhas ou conceder acessos a aplicativos bancários a pedido de terceiros. Em caso de dúvida, a recomendação é confirmar a solicitação diretamente com a pessoa por outro meio de comunicação e registrar a ocorrência diante de uma possível fraude.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
23/05/2026 - Preso o suspeito de receptação de gado e materiais avaliados em R$ 100 mil
23/05/2026 - Polícia Civil intercepta caminhão com haxixe na BR-262
23/05/2026 - Homem morre após caminhonete bater em caminhão e capotar na BR-262
23/05/2026 - Mulher fica ferida após acidente entre moto e carro na rodovia Pará/Itaúna
23/05/2026 - PM apreende 14 barras de maconha escondidas em tonel enterrado em área de mata
23/05/2026 - Foragido da Justiça tenta se esconder embaixo de cama, mas é localizado pela PM
23/05/2026 - Polícia Civil conclui investigação sobre acidente de trabalho em Itaúna
23/05/2026 - Operação da PM termina com prisão de alvo prioritário do tráfico
23/05/2026 - Adolescentes são apreendidos com pés de maconha cultivados em apartamento
23/05/2026 - Polícia apreende mais de 200 mil figurinhas falsificadas da Copa