Capa da Página Polícia Militar desmente fake news de multas para quem dirigir sem máscara - - Policial - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 7º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Policial

27/06/2020 às 09:00h

Polícia Militar desmente fake news de multas para quem dirigir sem máscara

Facebook

Uma mensagem que circula no aplicativo WhatsApp vem informando que a Polícia Militar está multando condutores e passageiros que trafegam sem máscaras dentro dos veículos. O falso texto afirma que a infração seria por dirigir sem os itens de segurança, com acréscimo de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 128,00 por pessoa que estiver sem a proteção.

A mensagem diz ainda que a norma valeria, inclusive, para motocicletas. O texto, que circula por todo País, é falso e não deve ser compartilhado, segundo nota divulgada nessa sexta-feira (26), pela Polícia Militar.

Em alguns estados e municípios os governantes determinaram a obrigatoriedade de utilização de máscaras em locais públicos, mas não há a exigência vinculada ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB, para fiscalização ao uso desse equipamento dentro do veículo.

O cidadão deve ficar atento para saber reconhecer essas informações inverídicas que circulam na internet, evitando replicar notícias falsas e infundadas que acabam gerando medo e insegurança. Geralmente essas falsas mensagens contêm erros de português e conceituais.

Ressalta-se que o valor citado pela falsa mensagem e a infração referida de dirigir sem uso de itens de segurança não estão previstos nas normas de trânsito vigentes.

Por fim, sempre que receber esse tipo de mensagem é necessário verificar a informação em sites confiáveis, de preferência institucionais, e só compartilhar informações quando se tem certeza da sua veracidade.

A PM apenas está realizando, nas ruas do Estado de Minas Gerais, desde a última quinta-feira (25), uma abordagem às pessoas para conscientização da população, assim como foi determinado pelo governador Romeu Zema (NOVO). O foco dessa iniciativa é orientar as pessoas quanto a importância do uso de máscaras e adoção de medidas preventivas.

Por Sérgio Viana

Foto: Rádio Espacial FM / Divulgação


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: