13/06/2025 às 08:39h
As investigações conduzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) sobre irregularidades em um abrigo para idosos, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, resultaram no indiciamento do gestor do local com resultado morte de um dos internos e por maus-tratos a outros 36. Os mesmos crimes também foram atribuídos à mãe do suspeito. O responsável ainda foi indiciado por homicídio de um segundo idoso e pela retenção indevida de cartão bancário.
Ao todo, três inquéritos foram instaurados pela 2ª Delegacia de Polícia Civil em Contagem. Após cerca de quatro meses de apuração, o abrigo foi interditado em 28 de maio, durante ação conjunta entre a PCMG e órgãos municipais. Na ocasião, os internos foram encaminhados, conforme a necessidade, para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou para seus familiares.
As investigações tiveram início em janeiro deste ano, após a morte de um idoso de 89 anos no abrigo. Segundo o delegado Marcus Vinícius Gontijo Monteiro, profissionais de saúde acionados para atendimento no local suspeitaram da situação e comunicaram os fatos à Polícia Civil.
No início de maio, outra idosa, de 61 anos, morreu quatro dias após sofrer uma queda. As mesmas providências foram adotadas. Ao final do primeiro inquérito, a PCMG representou pela interdição do abrigo.
Durante a ação conjunta realizada no fim de maio, um familiar esteve no local para retirar o pai e denunciou a retenção de um cartão bancário usado para recebimento de benefício previdenciário.
Com a conclusão dos três inquéritos, os procedimentos foram encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
06/02/2025 - Polícia Civil prende suspeitos de fraudes contra idosos
06/02/2025 - Jovens mortos após ataque a tiros em bar são enterrados em Divinópolis
06/02/2025 - Trabalhador morre atropelado enquanto sinalizava obras na MG-050
05/02/2025 - Polícia Civil prende terceiro suspeito de roubo a loja de fast-food em Pará de Minas
05/02/2025 - Três são presos por tráfico e grande quantidade de drogas é apreendida pela PM
05/02/2025 - Quatro pessoas ficam feridas após acidente entre 3 veículos na MG-420
05/02/2025 - Homem morre e outro fica gravemente ferido após serem baleados
04/02/2025 - Carro bate em muro de casa de shows no bairro Dom Bosco
04/02/2025 - Briga termina com homem preso e outro ferido por faca em Pará de Minas