A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, em Divinópolis, o inquérito que apurou o envolvimento de um grupo em uma série de golpes aplicados em cidades da região Centro-Oeste do estado.
Três homens, com idades entre 30 e 38 anos, naturais de Carmo do Cajuru e Divinópolis, foram indiciados por estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica.
De acordo com a delegada Adriene Lopes de Oliveira, somente neste ano foram registrados 28 boletins de ocorrência relacionados ao mesmo grupo criminoso, abrangendo os municípios de Divinópolis, Carmo da Mata, Oliveira, Pitangui, Itaúna, Dores do Indaiá, Campo Belo, Carmo do Cajuru, Passa Tempo, Abaeté, Formiga, Patos de Minas, Betim, Nova Serrana e Martinho Campos.
As investigações apontaram que os suspeitos abordavam vítimas que anunciavam a venda de máquinas pesadas, como retroescavadeiras, por meio de redes sociais ou cartazes fixados nos veículos.
Após as negociações, eles entregavam cheques fraudulentos às vítimas, que, muitas vezes, chegavam a consultar os documentos em sistemas bancários, sem identificar irregularidades no momento da transação.
Com base no suposto pagamento, as máquinas eram entregues, mas, dias depois, os cheques retornavam como sem fundos ou bloqueados pelas instituições financeiras. Nesse intervalo, os bens já haviam sido transferidos ou revendidos a terceiros (“laranjas”), inclusive em outros estados, como o Rio de Janeiro, dificultando a recuperação do patrimônio.
A Justiça deferiu a prisão preventiva de dois dos investigados, que foram detidos nos dias 1º e 2 deste mês, em Divinópolis. Os presos são apontados como integrantes de uma associação criminosa estruturada, com divisão de tarefas, envolvida em múltiplos crimes e que utilizava violência psicológica contra vítimas, inclusive idosos. Durante a operação, também foi apreendido um veículo usado pelo grupo na execução dos golpes.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
25/04/2025 - Operação Alerta Verde se aproxima de 150 fiscalizações em lotes vagos de Pará de Minas
25/04/2025 - Suspeito de tentar matar a ex e divulgar imagens dela nua é preso
24/04/2025 - Morre o idoso que ficou desaparecido por 4 dias em mata de Pitangui
24/04/2025 - Motorista embriagada com CNH vencida é detida após acidente em Pará de Minas
24/04/2025 - Empilhadeira cai de barranco de 15 metros e deixa um homem ferido às margens da BR-262
24/04/2025 - Após denúncia, jovem é preso por tráfico de drogas em Igaratinga
24/04/2025 - PM realiza operação em Conceição do Pará e Nova Serrana