A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, em Divinópolis, o inquérito que apurou o envolvimento de um grupo em uma série de golpes aplicados em cidades da região Centro-Oeste do estado.
Três homens, com idades entre 30 e 38 anos, naturais de Carmo do Cajuru e Divinópolis, foram indiciados por estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica.
De acordo com a delegada Adriene Lopes de Oliveira, somente neste ano foram registrados 28 boletins de ocorrência relacionados ao mesmo grupo criminoso, abrangendo os municípios de Divinópolis, Carmo da Mata, Oliveira, Pitangui, Itaúna, Dores do Indaiá, Campo Belo, Carmo do Cajuru, Passa Tempo, Abaeté, Formiga, Patos de Minas, Betim, Nova Serrana e Martinho Campos.
As investigações apontaram que os suspeitos abordavam vítimas que anunciavam a venda de máquinas pesadas, como retroescavadeiras, por meio de redes sociais ou cartazes fixados nos veículos.
Após as negociações, eles entregavam cheques fraudulentos às vítimas, que, muitas vezes, chegavam a consultar os documentos em sistemas bancários, sem identificar irregularidades no momento da transação.
Com base no suposto pagamento, as máquinas eram entregues, mas, dias depois, os cheques retornavam como sem fundos ou bloqueados pelas instituições financeiras. Nesse intervalo, os bens já haviam sido transferidos ou revendidos a terceiros (“laranjas”), inclusive em outros estados, como o Rio de Janeiro, dificultando a recuperação do patrimônio.
A Justiça deferiu a prisão preventiva de dois dos investigados, que foram detidos nos dias 1º e 2 deste mês, em Divinópolis. Os presos são apontados como integrantes de uma associação criminosa estruturada, com divisão de tarefas, envolvida em múltiplos crimes e que utilizava violência psicológica contra vítimas, inclusive idosos. Durante a operação, também foi apreendido um veículo usado pelo grupo na execução dos golpes.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
02/06/2025 - Homem é encontrado morto dentro de carro na MG-050
31/05/2025 - Ciclomotor usado em algazarra é apreendido pela PM no Recanto
31/05/2025 - Carro roubado em Pompéu é recuperado pela PM em Papagaios
31/05/2025 - Homem com mandado de prisão em aberto é preso em Papagaios
31/05/2025 - Homem que receberia encomenda de drogas é preso em Pitangui
31/05/2025 - PM apreende ecstasy, maconha e LSD, durante operação; um suspeito foi detido
31/05/2025 - Bombeiros encontram corpo de pescador desaparecido no Rio Pará
31/05/2025 - Adolescente morre após batida entre motocicleta e caminhão
30/05/2025 - PM apreende grande quantidade de drogas em apartamento do Residencial Cecília Meireles
30/05/2025 - Foragida da Justiça com passagens por roubo, furto e tráfico é presa em Pará de Minas