24/08/2026 às 09:32h
Passados mais de três anos após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar o fim da emergência em saúde por conta da pandemia, a Covid-19 ainda faz vítimas em Minas, principalmente junto à população mais vulnerável, como os idosos. Pelo menos 70 mortes associadas ao vírus foram registradas no Estado este ano, com média de 40 casos da doença por dia.
Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Até julho deste ano, foram confirmados 8.781 casos de síndrome gripal por Covid. Em Belo Horizonte, sete pessoas morreram até agosto. Seis tinham mais de 60 anos. Não há informações se os mortos estavam vacinados.
Apesar da circulação do vírus, o terror trazido pela pandemia acabou. A SES-MG afirma que os dados disponíveis não apontam crescimento sustentado e generalizado da doença. O Estado mantém o acompanhamento de casos, internações, mortes e circulação do vírus.Para o infectologista Estêvão Urbano, que integrou o Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 em Belo Horizonte, a tendência é a de que a doença permaneça presente, com períodos de maior e menor circulação.
“A quantidade de casos no Estado é normal e continuará. O que nós não podemos ter é uma explosão de casos novamente, em especial casos que levem a internação. Já era esperado que esse vírus saísse de uma forma pandêmica para uma forma endêmica, como acontece com o vírus da gripe”, detalha.
Com informações HOJE EM DIA
25/05/2026 - Dieta ‘Baby GAPS’ viraliza, apesar de risco nutricional para bebês
20/05/2026 - Secretaria de Saúde de MG monitora ebola após epidemia que preocupa OMS
23/04/2026 - Anvisa aprova Mounjaro para criança e adolescente com diabetes tipo 2
27/03/2026 - Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos
21/01/2026 - Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas; confira
31/12/2025 - Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026
05/12/2025 - Vacinação de gestantes contra bronquiolite começa a ser aplicada BH