Capa da Página Plasma convalescente é eficaz na COVID-19 grave - Saúde - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 10º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Saúde

11/09/2020 às 08:12h

Plasma convalescente é eficaz na COVID-19 grave

Facebook

A doença coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave, se espalhou globalmente e os tratamentos comprovados são limitados. A transfusão de plasma convalescente coletado de doadores que se recuperaram de COVID-19 está entre as muitas abordagens que estão sendo estudadas como terapia potencialmente eficaz.

Pesquisadores do Houston Methodist Hospital conduziram um estudo prospectivo com pontuação de propensão para examinar a eficácia da transfusão de plasma convalescente COVID-19 versus padrão de tratamento para COVID-19 grave e/ou crítica. Foi realizada uma análise provisória de 316 pacientes inscritos de 28 de março a 6 de julho de 2020.

Dos pacientes, 136 atingiram um desfecho de 28 dias e foram pareados a 251 pacientes controle não transfundido e doentes pela COVID-19. Os pesquisadores descobriram que dentro de 28 dias, houve uma redução significativa na mortalidade, especificamente entre os pacientes transfundidos com plasma dentro de 72 horas após a admissão, com um título de domínio de ligação ao receptor de proteína anti-pico igual ou maior a 1:1.350.

Segundo os autores, estes estudos até agora mostram que o tratamento é seguro e eficaz em um número promissor de pacientes. Embora a terapia de plasma convalescente permaneça experimental e existam mais pesquisas a serem realizadas, agora existem mais evidências do que nunca de que esta antiga terapia de plasma tem mérito, é segura e pode ajudar a reduzir a taxa de mortalidade pelo vírus.

Fonte: The American Journal of Pathology. DOI: 10.1016/j.ajpath.2020.08.001. / terra.com

Foto: Reprodução


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: