05/12/2025 às 11:11h
Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e autoridades governamentais a trocarem informações de forma segura e sigilosa, tornando desnecessário o uso dos aplicativos de mensagens comerciais – muitos deles desenvolvidos por empresas estrangeiras.
Chamada msg gov, a plataforma foi apresentada nesta semana pela Abin aos ministros do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Consisbin). O aplicativo é compatível com os sistemas Android e iOS.
De acordo com a Abin, ele funciona de forma similar aos aplicativos comerciais, podendo enviar tanto mensagens de texto quanto material multimídia, por meio de chamadas de voz e vídeo. Possibilita ainda o compartilhamento de arquivos e documentos entre usuários ou em grupos.
A primeira versão do aplicativo foi testada pelo público interno da Abin ao longo de 2025. O aplicativo é integrado ao gov.br, o que lhe confere “mais praticidade”, segundo a agência.
O diferencial desse aplicativo está no fato de ele fazer uso de criptografias de ponta desenvolvidas pelo quadro de especialistas da própria agência. Essa tecnologia é apontada pela Abin como “pilar da soberania digital e da segurança governamental”, no sentido de garantir comunicações sigilosas e transações digitais.
“O msg gov é uma plataforma de comunicação segura e confiável destinada a agentes públicos e autoridades governamentais. O aplicativo foi concebido, inicialmente, para atender à Abin e a parceiros do Sisbin [Sistema Brasileiro de Inteligência], mas, por seu potencial, pode ser utilizado por toda a administração pública”, informou a agência.
Entre as atribuições da Abin está a de, como órgão central do Sisbin, disponibilizar ferramentas de comunicação seguras para esse sistema de inteligência formado por diversos órgãos de Estado, especialmente ligados à defesa externa, à segurança interna, o que inclui também órgãos de estados, municípios e Distrito Federal.
O msg gov foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua implementação ficou a cargo do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Com informações HOJE EM DIAFoto: Espacial FM
13/10/2025 - Projeto brasileiro sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco
06/10/2025 - Meta pretende usar chats com IA para anunciar produtos
18/09/2025 - Big techs são parte da máquina de guerra dos EUA, alerta pesquisador
08/09/2025 - 5.5G no Brasil: saiba por que operadoras adotam cautela com a nova tecnologia
20/05/2025 - IA conecta pacientes a tratamentos experimentais pelo WhatsApp
13/05/2025 - Fraudes no INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais
22/04/2025 - Asteroide pode atingir a Lua e abrir cratera no satélite; entenda o risco
30/01/2025 - Sony deixa de exigir login na PSN para acessar jogos de PlayStation no computador