Capa da Página Tecnologia 5G deve chegar às capitais brasileiras em julho de 2022 - Tecnologia - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Tecnologia

15/03/2021 às 08:59h

Tecnologia 5G deve chegar às capitais brasileiras em julho de 2022

Facebook

O 5G deve chegar às capitais brasileiras em julho de 2022. Isso porque o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fechou nesta sexta-feira (26/02) o entendimento sobre as regras e obrigações para o edital de licitação da tecnologia no Brasil.

"Quando a gente fala em 5G, só vendo acontecer para entender a sua grandiosidade. Era algo que a gente via apenas na indústria cinematográfica e, em breve, estará disponível a todos os brasileiros. Teremos o 5G standalone funcionando a partir de julho do ano que vem. E vai ser uma grande revolução para o nosso país”, afirmou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Os pontos que devem ser obedecidos pelas operadoras foram apresentados pelo ministro; pelo presidente da Anatel, Leonardo de Morais; e pelo relator do 5G, Carlos Baigorri, durante coletiva de imprensa na sede da agência.

O texto foi aprovado na noite de quinta-feira e será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU).

"O 5G vem não só para os brasileiros, mas também para as indústrias, o que vai dar um salto de qualidade gigantesco. Não é só aumento de 100 vezes de velocidade, mas aumento na cadeia produtiva. O 5G vai fazer com que as empresas consigam um crescimento significativo desde a produção até os pontos de venda", explicou Faria.

Análise pelo TCU


Agora o documento segue para o Tribunal de Contas da União (TCU), que tem até 150 dias para analisar o edital, mas o prazo deve ser reduzido.

A estimativa dada pelo ministro é de que a análise leve até 60 dias para que, então, a Anatel possa publicar o edital do leilão.

Fonte: em.com.br

Foto: Reprodução / Pixabay

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: