Capa da Página Biólogo explica o ciclo de vida do Aedes aegypti e como deve ser o combate ao inseto - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 10º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/05/2019 às 09:03h

Biólogo explica o ciclo de vida do Aedes aegypti e como deve ser o combate ao inseto

Facebook

O clima quente e as chuvas recentes que ocorreram em Pará de Minas nos últimos meses propiciaram ao mosquito Aedes aegypti a possibilidade de se proliferar em larga escala. A reprodução em massa do inseto tem provocado o aumento nos casos de Dengue, Zika e Chukungunya no município.

Sobre o assunto, a reportagem do JC Notícias conversou com o biólogo e ex-servidor público, Willer Castro de Souza. Em entrevista, ele explica como é o ciclo de vida do Aedes e os motivos que fizeram com que o inseto se proliferasse de forma indiscriminada nos últimos meses:

Clique e ouça Willer Castro de Souza

Willer comenta como é a ação do Aedes aegypti e destaca que o inseto pica, na maioria dos casos, durante o dia:

Clique e ouça Willer Castro de Souza

O biólogo informa também se os repelentes são eficazes para evitar a picada do Aedes aegypti e como deve ser a prevenção contra o inseto:

Clique e ouça Willer Castro de Souza

O ciclo de vida do Aedes aegypti dura apenas 45 dias, após a eclosão dos ovos. Esses podem durar até um ano em ambiente seco e, quando entram em contato com ambiente aquoso, dão origem às larvas do inseto que, posteriormente, se torna adulto e se reproduz rapidamente e com facilidade.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: