03/11/2025 às 09:11h
A uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 464 mil mineiros vivem a reta final da preparação para as provas, marcadas para os dois próximos domingos, 9 e 16 de novembro. Para quem conta os dias até o teste – que garante vaga no ensino superior –, o momento é de revisar conteúdos e manter o equilíbrio.
A dica é do professor universitário e especialista em concursos públicos Eldon Queres, que atua na área desde 2014. Responsável pela coluna Promove Concursos, publicada pelo Hoje em Dia, ele explica que a última semana interfere diretamente no desempenho dos candidatos, mas deve ser conduzida com leveza.
“Essa ainda é uma semana de estudo, mas precisa ser mais leve, porque o aluno não vai aprender nada novo agora. A recomendação é revisar os pontos mais cobrados e trabalhar os erros comuns”, orienta o professor.
Entre as estratégias indicadas, Queres sugere a prática de questões com controle de tempo, a leitura de resumos e o uso de flashcards. Ele destaca que o ideal é produzir o próprio material de revisão, para reforçar o aprendizado e manter o foco nos conteúdos essenciais.
“O aluno pode usar flashcards para anotar perguntas e respostas curtas, colocar em um saquinho e ir sorteando de hora em hora ao longo do dia o que revisar. No fim, ele junta tudo e faz um resumo estratégico. Assim, revisa sem esgotar a mente”, explica.Mais do que revisar, o professor reforça a importância do cuidado emocional e do descanso. Segundo ele, é comum que os estudantes sintam ansiedade e medo de esquecer o conteúdo, mas a tranquilidade pode ser decisiva no desempenho.
“Esse é o momento de manter a calma e lembrar que tudo o que podia ser feito já foi. Uma boa alimentação, noites de sono de qualidade e momentos de distração ajudam a chegar com a cabeça boa no dia da prova”, afirma Queres.
Tentar estudar tudo de uma vez é um dos erros mais comuns e deve ser evitado. “O ideal é desacelerar para que, na hora da prova, venha aquela adrenalina natural e o estudante consiga descarregar tudo o que aprendeu com tranquilidade. O foco deve ser o dia da prova. Ler com atenção cada questão, identificar sinônimos e evitar distrações são cuidados simples que fazem diferença no resultado final”.
Com informações HOJE EM DIAFoto: Espacial FM
08/06/2026 - A cada cem pessoas vivendo nas ruas no Brasil, quatro estão em BH
02/06/2026 - Governo Trump propõe tarifas de 25% sobre produtos brasileiros
01/06/2026 - Jejum intermitente é melhor que dieta para emagrecer? Estudo indica que não
28/05/2026 - Fim da escala 6x1 na Câmara teve ‘sinal verde’ da bancada mineira
25/05/2026 - Imposto de Renda 2026 chega à reta final com alerta para apostador de bet
22/05/2026 - Fiocruz vai produzir medicamento de alto custo contra esclerose múltipla para o SUS
18/05/2026 - MG registra um caso de abuso sexual contra criança e adolescente por hora
06/05/2026 - Filhos planejam gastar em média R$ 160 com presentes neste Dia das Mães