Capa da Página Ninguém vai virar outra coisa além de ser humano protegido, diz Butantan sobre vacina contra Covid - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

13/01/2021 às 08:22h

'Ninguém vai virar outra coisa além de ser humano protegido', diz Butantan sobre vacina contra Covid

Facebook

O diretor de Pesquisas Médicas do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, afirmou nesta terça-feira (12) que a vacina desenvolvida em parceria com a chinesa Sinovac deve ter eficácia “bem mais alta” no uso para a população em geral que os 50,4% encontrados durante os estudos de fase 3 do imunizante.

"A vacina é extremamente segura, ninguém vai virar outra coisa além de um ser humano protegido quando tomar a vacina", explicou o médico, fazendo alusão às brincadeiras que surgiram nas redes sociais que sugerem possíveis efeitos colaterais a quem tomar as doses, como disse o próprio presidente Jair Bolsonaro sobre não haver garantias de que a pessoa que tomar a vacina não vire "um jacaré".

Segundo reforçou o pesquisador, os testes foram realizados com profissionais da saúde voluntários e, portanto, não representam, necessariamente, os resultados encontrados entre a população geral. Dos participantes que receberam a CoronaVac, 85 tiveram sintomas muito leves ou não tiveram nenhum, contra 167 do grupo controle.

Na última semana, o Butantan havia anunciado que a vacina foi capaz de reduzir em 78% a ocorrência de casos leves da doença e em 100% as formas graves e internações. Conforme o instituto, os dados divulgados nesta terça indicam que o imunizante é capaz de reduzir em mais da metade o número de casos muito leves da enfermidade. 

"Temos uma vacina capaz de controlar a pandemia por diminuir a intensidade da doença", afirmou Palácios durante entrevista coletiva no Instituto Butantan.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: Governo de São Paulo

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: