Capa da Página Atlético: Sampaoli fará mudança tática em 2026 e é exigente por volante e atacante - Esporte - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Esporte

08/01/2026 às 09:49h

Atlético: Sampaoli fará mudança tática em 2026 e é exigente por volante e atacante

Facebook

O técnico Jorge Sampaoli prepara mudanças para o Atlético em 2026. Além de novas contratações, com ele sendo muito exigente para os nomes de primeiro volante e centroavante, o argentino também deve mudar o esquema atleticano. Tudo foi revelado pelo CSO do Galo, Paulo Bracks.

Ao chegar no Atlético, Sampaoli adotou o esquema com três zagueiros como maneira de solidificar o sistema defensivo atleticano, que estava muito fragilizado. O treinador seguiu com essa formação até o fim da temporada. Mas, para 2026, ele vai mudar, e isso influencia nas contratações do clube.

“O Sampaoli participa diretamente e ativamente das contratações. A gente tem procurado atender o modelo de jogo dele. O que ele nos passou e está direcionando é que vai usar outro modelo tático, não só a linha de três que ficou caracterizada quando ele chegou. Isso interfere diretamente na nossa escolha de jogadores”, disse o CSO Paulo Bracks em coletiva nesta terça (6).

O executivo atleticano confirmou as posições que ele e Sampaoli têm como prioridade: lateral-direito, primeiro volante e centroavante. Bracks revelou que o argentino é muito rigoroso com as duas últimas posições e que por isso o Galo não tem nomes até o momento.

“Se tem duas posições que ele é muito rigoroso, e não trouxemos ainda esse nome porque não conseguimos o consentimento com a comissão, e ele não está errado em ser rigoroso, é o primeiro volante e o centroavante. Ele participa de absolutamente tudo e temos buscado atender o que ele pensa das peças”, disse Bracks, que citou que Sampaoli prefere não ter a chegada rápida de um mediano para esperar pelo jogador certo.

“O primeiro volante sustenta e dita o ritmo do time do Sampaoli. É uma peça-chave. É uma contratação que já gostaria de ter feito esse ano, mas ainda não consegui. O próprio Sampaoli sempre deixa claro que prefere não trazer um jogador médio ou inferior do que já tem aqui para esperar e ter um jogador que, de fato, faça a diferença”, disse.

As características que Sampaoli quer no primeiro volante são específicas e diferentes, por exemplo, da pedida de Cuca, seu antecessor no cargo. O argentino quer um volante que sustente pressão e distribua jogo, já o brasileiro queria um jogador mais de combate, que se destacasse sem a bola.

A posição de primeiro volante é prioridade no Atlético desde o meio de 2025. O clube não tem um jogador de ofício da posição desde a saída de Otávio para o Fluminense (que Bracks admitiu se arrepender) no início de 2025.
com informações O TEMPO 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: