Capa da Página Águas de Pará de Minas divulga nota após notícia sobre contaminação do Rio Pará - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 32º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/08/2021 às 07:57h

Águas de Pará de Minas divulga nota após notícia sobre contaminação do Rio Pará

Facebook

Indígenas Kaxixó denunciam uma possível contaminação do Rio Pará, entre as cidades de Pompéu e Martinho Campos. Nos últimos dias, os moradores relatam um aumento da mortalidade dos peixes e a alteração no comportamento dos animais domésticos que bebem a água do manancial, com casos até mesmo de vômito.

O povo Kaxixó denunciou o problema ao Ministério Público Federal (MPF) e à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Análises da água do Rio Pará, entre as cidades de Pompéu e Martinho Campos, foram feitas e os resultados serão divulgados em breve.

Em Pitangui, também houve mortandade de peixes no Rio Pará, próximo a comunidade de Sacramento. O caso foi registrado na última semana e a Polícia Militar de Meio Ambiente registrou a ocorrência.A mortandade de peixes assustou moradores de Pará de Minas, já que atualmente o município pará-minense capta água do Rio Pará.

Diante da situação, nossa reportagem procurou a concessionária responsável pelo abastecimento na cidade, a empresa Águas de Pará de Minas, a qual esclarece que, diante da suspeita da possível contaminação no Rio Pará, entre as cidades de Pompéu e Martinho Campos, intensificou o monitoramento do seu ponto de captação no rio e informa que, até o momento, não foi constatada nenhuma anormalidade. Todas as análises necessárias já foram realizadas e as amostras coletadas estão dentro dos padrões de qualidade.

A água captada nos ribeirões Paciência, Paivas e no Rio Pará está sendo tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Nossa Senhora das Graças e distribuída à população, conforme todos os parâmetros de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Em caso de dúvida, o cliente deve entrar em contato pelo WhatsApp (21) 9 7211-8064, pelo site www.aguasdeparademinas.com.br, pelo aplicativo Cliente Águas ou pelo 0800 737 0422.

Por Sérgio Viana/Com informações do Estado de Minas

Fotos: Arquivo Espacial FM 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: