Capa da Página Após adiamento do ENEM, comunidade escolar aprova medida e vê a chance dos candidatos se prepararem melhor - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 35º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

22/05/2020 às 09:00h

Após adiamento do ENEM, comunidade escolar aprova medida e vê a chance dos candidatos se prepararem melhor

Facebook

O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais, diz nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O cronograma inicial previa a aplicação do Enem 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital, fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. Mais de 3,5 milhões de candidatos se inscreveram para o exame e que agora terão mais tempo para se prepararem para as provas, mesmo diante das dificuldades.

A alteração nas datas agradou a comunidade escolar que estava há algum tempo solicitando a mudança nos prazos ou até mesmo o cancelamento do exame neste ano. Nesse cenário, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com uma professora e alunos do terceiro ano do ensino médio para saber a opinião deles sobre o adiamento do ENEM.

Carla Corradi, professora da rede particular de ensino de Pará de Minas comenta a importância de prorrogar os prazos para que os candidatos tenham tempo hábil para se preparar:

Clique e ouça Carla Corradi

Carla ressalta como os alunos podem utilizar do tempo extra para se preparar para o ENEM:

Clique e ouça Carla Corradi

Nossa reportagem conversou também com a aluna do terceiro ano do ensino médio, Maria Eduarda Buzatti. Ela destaca o que achou da mudança nas datas do Exame Nacional do Ensino Médio em 2020:

Clique e ouça Maria Eduarda Buzatti

Vinicius Costa, estudante que vai prestar ENEM neste ano comenta que o período extra que o adiamento vai proporcionar será benéfico para os participantes da prova:

Clique e ouça Vinicius Costa

A também aluna do terceiro ano, Isabel Luíza afirma que o adiamento do ENEM era justo e necessário neste momento de pandemia:

Clique e ouça Isabel Luiza

Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. Vale frisar que a data para as inscrições foi alterada e os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio têm agora até as 23h59 da próxima quarta-feira (27) para se inscreverem.

Por Henrique Silva
Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: