Capa da Página Atraso de brasileiros para tomar 2ª dose da vacinação põe em risco a imunização contra a Covid-19 - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 23º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

16/04/2021 às 09:00h

Atraso de brasileiros para tomar 2ª dose da vacinação põe em risco a imunização contra a Covid-19

Facebook

Mais de 89 mil mineiros estão com a segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada. Os dados são do Ministério da Saúde que apontou: no Brasil, 1,5 milhão de pessoas não voltaram para a segunda dose dentro do prazo estipulado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Vale lembrar que deixar de tomar a segunda dose é extremamente prejudicial, uma vez que apenas uma única dose das vacinas Coronavac (Butantã) e Astrazeneca – Oxford (Fiocruz) não garantem a imunização suficiente para impedir que o Coronavírus evolua para casos graves no organismo da pessoa que recebeu apenas a primeira dose.

Sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com a referência técnica em imunização da secretaria municipal de Saúde, Ana Clara Meytre. Em entrevista, ela destaca a importância das pessoas que tomaram a primeira dose retornarem na data estipulada no cartão de vacina para receber a segunda etapa do imunizante:

Clique e ouça Ana Clara Meytre

Ana Clara explica que nos casos em que o paciente apresenta sintomas gripais após a primeira dose, ele deve aguardar um prazo de 28 dias para receber a segunda etapa do imunizante contra a Covid-19:

Clique e ouça Ana Clara Meytre

Nesta semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga fez um apelo durante entrevista coletiva a jornalistas para que a população se conscientize que é necessário tomar a segunda dose para que mais pessoas possam se proteger por completo e evitar casos graves da Covid-19.

Nesta sexta-feira (16), não há vacinação marcada no calendário da Secretaria Municipal de Saúde. Para saber informações sobre a imunização em Pará de Minas, ligue para o telefone disponibilizado pela Prefeitura: 0800 940 9402.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: