03/07/2025 às 08:35h
As crises respiratórias, tais como resfriado, gripe, asma, bronquite, sinusite e pneumonia, são agravadas pela poluição do ar em algumas áreas da cidade e provocam o congestionamento dos atendimentos nas unidades de saúde em Pará de Minas.
O frio mais intenso vem ocasionando superlotação de equipamentos de saúde, desde o início do inverno, e a situação tem piorado em Pará de Minas. A UPA, por exemplo, teve um aumento expressivo de 50% nas demandas relativas ao atendimento clínico.
Com previsão de queda nas temperaturas nos próximos dias, Cláudio Ferreira, médico pneumologista da Secretaria Municipal de Saúde, enfatiza os cuidados nesse período. Ele ainda pontua que o inverno é um período em que a umidade tende a cair, o que demanda ainda mais atenção:
Clique e ouça Cláudio Ferreira
A tendência nos próximos dias é de que a umidade fique mais baixa. Assim se torna um cenário ideal para a prevalência de algumas doenças que afetam o sistema imunológico. O médico ainda destaca que com o surgimento de sintomas, o cidadão não se automedique:
Clique e ouça Cláudio Ferreira
De acordo com o site Climatempo, esta é a quarta onda de frio do ano e a segunda do inverno, que teve início no dia 20. A estimativa é que a condição climática atue sobre toda a região até esta sexta-feira (4/7). Caso apareça sintomas como o aumento da secreção de muco, falta de ar, respiração ofegante, tosse, dor no peito, arritmia o cidadão deve procurar ajuda médica.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
26/06/2025 - Pacientes reclamam de demora na UPA de Pará de Minas
25/06/2025 - Vila Junina da Granja Brasília ocorre no próximo sábado na Fapam
24/06/2025 - Sequência de acidentes de trânsito na nossa cidade e região nos últimos dias
24/06/2025 - Artista destaca performance como ponto crucial para o combate ao preconceito
24/06/2025 - Nutricionista orienta sobre a importância da alimentação saudável para as crianças