Capa da Página - Burnout: conheça a síndrome que acomete cada vez mais pessoas pela rotina estressante de trabalho - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/02/2021 às 08:29h

Burnout: conheça a síndrome que acomete cada vez mais pessoas pela rotina estressante de trabalho

Facebook
Segundo a OMS, no Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com depressão e até 2030 essa será a doença mais comum no país. A Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional também vem crescendo como um problema a ser enfrentado pelas empresas e, de acordo com um estudo realizado em 2019, cerca de 20 mil brasileiros pediram afastamento médico no ano por doenças mentais relacionadas ao trabalho.

A Síndrome de Burnout, que em inglês significa queimar de dentro pra fora, é uma condição que afeta muitas pessoas, principalmente aquelas que atuam em áreas de extremo desgaste físico e emocional, como professores, militares e jornalistas, entre outros.

Para saber mais sobre a síndrome e como as pessoas podem identificá-la e buscar o correto tratamento, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com Leda Pereira, psicóloga, psicanalista e letróloga. Em entrevista, ela explica que hoje se fala muito de Burnout, apesar de há muito tempo ela ter sido descoberta:

Clique e ouça Leda Pereira

Leda chama a atenção para os prejuízos causados pelo excesso de trabalho. Ela ainda comenta quais as áreas mais afetadas pela Síndrome de Burnout:

Clique e ouça Leda Pereira

A psicóloga ressalta ainda os sintomas que a Síndrome de Burnout apresenta nas pessoas que possuem uma grande rotina de trabalho:

Clique e ouça Leda Pereira

Por fim, Leda Pereira ensina como evitar a Síndrome de Burnout:

Clique e ouça Leda Pereira

Em casos em que houver a identificação de um dos sintomas citados na reportagem, o ideal é readequar a rotina, diminuindo a carga de trabalho e aumentando as horas de lazer. O acompanhamento psicológico e clínico também é fundamental para questões que envolvem situações estressantes ou que estejam incomodando o indivíduo.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: