De segunda a sexta, das 8h as 17h
25/02/2026 às 08:34h
O combate aos crimes ambientais é parte essencial de uma política de proteção da natureza. A persistência e o aumento do registro de casos de caça, captura e tráfico de animais da fauna silvestre, tem influenciado as ações da Polícia Militar de Meio Ambiente a intensificar as ações contra esse tipo de crime na nossa região.
A Polícia Militar de Meio Ambiente de Pará de Minas vem atuando com intuito de minimizar os impactos da caça ilegal na fauna e na flora de Pará de Minas. O sargento Adriano Dutra, explica o que configura caça ilegal e quais as eventuais penalidades para o cidadão que for pego nessa prática:
Clique e ouça Adriano Dutra
Algumas espécies de animais comuns na nossa região estão no radar dos caçadores, como as pacas, javalis, tatus, capivaras e lobos, por exemplo. Contudo, em Minas Gerais, existe um decreto estadual 43.383/2018, que determina todos as penalidades a serem aplicadas nos cometimentos dos atos relativos à atividade de caça, como explica Adriano Dutra:
Clique e ouça Adriano Dutra
Em Pará de Minas, no último ano, a Polícia recebeu denúncias sobre a caça ilegal em Carioca, Córrego do Barro e em outras comunidades, na qual a guarnição se deslocou, mas os suspeitos evadiram do local. A Polícia ainda reforça os canais de denúncias quando detectados situações semelhantes:
Clique e ouça Adriano Dutra
Outro ponto crítico, apontado pela Polícia Militar de Meio Ambiente é o uso de cães de caça na perseguição e morte a alguns animais, o que pode resultar em crueldade extrema. Além de não distinguirem a caça da fauna nativa, cães soltos tornam-se incontroláveis. Bandos correndo pelas matas. Em caso de suspeita, o cidadão pode denunciar através do 190.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
03/06/2026 - Pilates ganha espaço no Brasil e atrai público de todas as idades
03/06/2026 - Semana Empresarial vai discutir vendas, inovação e oportunidades em Pará de Minas
03/06/2026 - Saiba o que abre e fecha no ferido de Corpus Christi
02/06/2026 - Sicoob Credirural lança temporada de consórcios com a menor taxa do mercado
02/06/2026 - Drones de monitoramento ajudam Minas Gerais a reduzir casos de arboviroses em 2026
02/06/2026 - Junho Verde abre programação com diversas ações ambientais em Pará de Minas
01/06/2026 - Lançado o documentário que valoriza a história e os patrimônios de Pará de Minas
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
