15/05/2025 às 17:46h
A alta nos atendimentos na rede de saúde pública de Pará de Minas tem chamado atenção nos últimos dias. Conforme divulgado no Comentário de Hélverte Moreira na última quarta-feira, os atendimentos para doenças respiratórias aumentaram 40%, de acordo com a Secretaria de Saúde.
A pasta reiterou ontem o alerta de que a cidade pode decretar situação de emergência devido ao agravamento desses casos. As maiores vítimas das doenças são crianças e idosos, grupos considerados mais vulneráveis. O secretário municipal de saúde, Gilberto Denoziro, chama atenção para esses casos que tem acometido inúmeros pacientes na cidade:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Diante da alta de casos, o secretário pontua como estão as demandas na área da saúde. O médico também orienta pais nos cuidados nos dias mais frios:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Nesta semana, uma bebê com bronquiolite necessitou de atendimento especializado e foi transferida para o Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna. De lá, a família foi direcionada para o Hospital São Sebastião em Viçosa, no sul do estado.
O transporte da vítima de 9 meses de idade para Viçosa teria era para ter realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O vereador Léo Xavier enviou um ofício ao gabinete do Prefeito Inácio Franco solicitando a decretação de estado de emergência na saúde pública municipal em razão do agravamento do aumento expressivo nos atendimentos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
30/04/2025 - Prazo vence e Pará de Minas perde mais de R$ 2 milhões para construir a UBS São Pedro
29/04/2025 - Mudanças no clima devem alterar rotina das pessoas
29/04/2025 - Dança é vista como agente de transformação social por praticantes
28/04/2025 - Escritora Carmélia Cândida lança 6ª obra literária
28/04/2025 - Águas de Pará de Minas inaugura nova ETA e amplia segurança hídrica do município