Capa da Página - CEMIG alerta para a falta de energia provocada pelos incêndios florestais - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 36º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

16/09/2020 às 08:30h

CEMIG alerta para a falta de energia provocada pelos incêndios florestais

Facebook

A Cemig registrou, somente no primeiro semestre de 2020, 63 ocorrências no sistema elétrico de Minas Gerais que prejudicaram o fornecimento de energia para mais de 9 mil clientes da companhia. Mas os dados aumentaram no mês de julho, quando a companhia registrou mais 30 interrupções (totalizando 93 desde o início do ano).

Já as unidades consumidoras impactadas aumentam cerca de 377%, totalizando 43 mil nos sete primeiros meses de 2020 – sendo 34 mil clientes prejudicados apenas em julho.

Muito além de queimar postes e cabos condutores, as queimadas podem causar curtos-circuitos que vão interromper o fornecimento de energia, podendo prejudicar hospitais, postos de saúde, indústrias e as pessoas que, mais do que nunca devido ao isolamento social, estão dependendo do serviço. O alerta é dado pelo gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares:

Clique e ouça João José Guimarães

João José explica os prejuízos causados pelas queimadas, principalmente em época de pandemia:

Clique e ouça João José Guimarães

Para minimizar as ocorrências deste tipo em sua área de concessão, a Cemig realiza, constantemente, ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos, além da remoção da vegetação ao redor dos postes e torres. A companhia também realiza inspeções em suas linhas de transmissão, para identificar e mitigar riscos potenciais para tentar evitar as ocorrências proporcionadas pelas queimadas.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: