08/03/2021 às 08:43h
Minas Gerais é um dos estados com a maior incidência de raios do Brasil. Desde o início deste ano, o estado registrou mortes causadas por descargas atmosféricas, tanto em área rural quanto urbana. Por isso, é muito importante que a população esteja atenta para evitar acidentes – que podem ser fatais – e também proteja equipamentos eletrônicos, que podem ser danificados durantes as tempestades.
Outro ponto de atenção muito importante é que durante tempestades com raios em áreas rurais, é ideal que as pessoas busquem um abrigo que não seja embaixo de árvores ou postes, que podem atrair a descargas atmosféricas devido à sua altura, e como consequência eletrocutar as pessoas que estejam próximas.
Clique e ouça Marcos Lima
Marcos ressalta como agir durante chuvas fortes, em que fios e galhos de árvores podem se partir:
Clique e ouça Marcos Lima
As características geográficas e meteorológicas de Minas Gerais são os motivos para a grande incidência de descargas atmosféricas no estado. De acordo com o Centro de Meteorologia da Cemig, as regiões do estado mais atingidas – como Sul de Minas, Zona da Mata, Centro-Oeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte – estão sob o efeito de fenômenos meteorológicos como frentes frias e linhas de instabilidades.
Para solicitar serviços ou saber mais informações, acione a Cemig pelo 116.
Por Henrique Silva
Fotos: CEMIG – Divulgação